Sobre a Revista

A ILHA - Revista de Antropologia propõe-se a divulgar artigos originais sobre temáticas que privilegiem pesquisas e discussões teóricas tendo em vista o desenvolvimento da Antropologia.

Editada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1999.

 

Notícias

Dossiê Antropologias a partir dos medicamentos: Co-produções, políticas e agenciamentos contemporâneos

2021-07-12

Organização:

Rosana Castro (UERJ)

Cíntia Engel (UFBA)

Rogerio Lopes Azize (UERJ)

Chamada aberta de artigos realizados a partir dos medicamentos, que tematizem a produção de biossocialidades, biodeserção, negacionismos e teorias da conspiração; movimentos anti-vacina; práticas e lógicas de cuidado; naturalização de hierarquizações; políticas de incorporação ou desabastecimento de medicamentos; transformações dos medicamentos, corpos e lugares por meio de combinações; fluidez das fronteiras materiais e simbólicas entre tratamento e aprimoramento, lícito e ilícito, natural e artificial, endógeno e exógeno, além de mecanismos de regulação, incitação e proibição.

Estimulamos autoras e autores que reflitam sobre como políticas e inequidades de raça, etnia, gênero, sexualidade, classe, origem, deficiência dentre outras se constituem no, com e por meio da produção, desenvolvimento, marketing, circulação e uso dos medicamentos. Assim, procuraremos, no conjunto dos trabalhos, evidenciar as co-produções materiais e relacionais de substâncias farmacêuticas, corpos, sujeitos, políticas, hierarquias, afetos e lógicas de cuidado emergentes em diferentes contextos contemporâneos, tendo os medicamentos como ancoragem metodológica ou analítica. 

Os artigos devem ser submetidos no site da revista até 31 de dezembro de 2021. Dúvidas ou informações podem ser enviadas para o e-mail ilha.revista@gmail.com.

Saiba mais sobre Dossiê Antropologias a partir dos medicamentos: Co-produções, políticas e agenciamentos contemporâneos

Edição Atual

v. 23 n. 2 (2021)
Ver Todas as Edições