“Cite duas mulheres que você admira”: expressões da violência de gênero em resposta ao ativismo digital de mulheres gamers
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2024.101061Palavras-chave:
Violência de gênero, Ativismo digital de mulheres, Análise de conteúdoResumo
O artigo investiga a violência de gênero contra mulheres gamers a partir do caso da streamer Bruna Balbino, que sofreu represálias ao produzir um vídeo solicitando que entrevistados citem dois homens e duas mulheres que admiram na cena gamer. A partir dos comentários ao vídeo, busca-se responder: como se expressa a violência de gênero no mundo gamer em resposta ao ativismo digital de mulheres? A análise parte de 916 comentários ao vídeo publicado na rede social X/Twitter, feitos nos dias 20 e 21 de outubro de 2023. O livro de códigos é construído a partir de Stromer-Galley (2002, 2007) e Young (2001) sobre conversações on-line e deliberação, e Sobieraj (2017), Zanello (2020, 2022) e Leite (2022) sobre violência política de gênero. Os resultados mostraram que os comentários se baseiam na desqualificação ou ridicularização de mulheres (33,83%), em tom jocoso, e no machismo estrutural (28,57%), evocando estereótipos depreciativos sobre mulheres. Apenas 4,59% dos comentários são violentamente explícitos, demonstrando que a violência, em regra, é sutil.
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