Produção e distribuição de conteúdo em relógios inteligentes: formatos, linguagens e estratégias dos apps do The New York Times e R7
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2017v14n2p189Resumo
Os relógios inteligentes ou smartwatches conquistam cada vez mais espaço nos planos estratégicos das organizações jornalísticas para atrair a atenção dos consumidores de notícia e fomentar novos modelos de negócio. Neste artigo, o objetivo é explorar dois casos do universo dos dispositivos móveis vestíveis: os aplicativos para Apple Watch do The New York Times e do R7. A partir de dados empíricos de observação sistemática, fichas de observação e entrevistas com editores digitais dos dois casos, a análise aborda o uso dos relógios inteligentes para fins jornalísticos a partir do conceito de jornalismo de relance. Os resultados indicam que em ambos os casos, já existe uma estratégia de distribuição da notícia muito bem delimitada, na qual a notícia do relógio inteligente funciona como gatilho e catalizador do ecossistema desses casos em análise.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à revista Estudos em Jornalismo e Mídia o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Estudos em Jornalismo e Mídia.
