Produção e distribuição de conteúdo em relógios inteligentes: formatos, linguagens e estratégias dos apps do The New York Times e R7

Autores

  • José Cavalcanti Sobrinho Neto Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Fernando Firmino da Silva Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2017v14n2p189

Resumo

Os relógios inteligentes ou smartwatches conquistam cada vez mais espaço nos planos estratégicos das organizações jornalísticas para atrair a atenção dos consumidores de notícia e fomentar novos modelos de negócio. Neste artigo, o objetivo é explorar dois casos do universo dos dispositivos móveis vestíveis: os aplicativos para Apple Watch do The New York Times e do R7. A partir de dados empíricos de observação sistemática, fichas de observação e entrevistas com editores digitais dos dois casos, a análise aborda o uso dos relógios inteligentes para fins jornalísticos a partir do conceito de jornalismo de relance. Os resultados indicam que em ambos os casos, já existe uma estratégia de distribuição da notícia muito bem delimitada, na qual a notícia do relógio inteligente funciona como gatilho e catalizador do ecossistema desses casos em análise.

Biografia do Autor

José Cavalcanti Sobrinho Neto, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Jornalismo pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Integra o projeto de pesquisa “Narrativas com tecnologias móveis em vídeos de 360 graus: Realidade Virtual Imersiva e inovação no jornalismo” (Chamada Universal MCTI/CNPq No 01/2016). E-mail: netojcavalcanti@gmail.com

Fernando Firmino da Silva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Doutor na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenador do projeto de pesquisa “Narrativas com tecnologias móveis em vídeos de 360 graus: Realidade Virtual Imersiva e inovação no jornalismo” (Chamada Universal MCTI/CNPq No 01/2016). E-mail: fernando.milanni@gmail.com

Downloads

Publicado

2018-01-18