Percepção de jornalistas a respeito do trabalho sob a influência de métricas de audiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n1p75

Resumo

Este artigo investiga como a incorporação de métricas de audiência em sites de jornais se insere nas condições laborais e nas percepções de jornalistas sobre o seu trabalho. A análise parte de dados empíricos obtidos por meio de entrevistas em grupo focais realizados com jornalistas residentes em Porto Alegre (RS), entre abril de 2017 e abril de 2018. As falas dos profissionais são analisadas em diálogo com textos de autores que monitoram o fenômeno das métricas, em perspectiva com as transformações da estrutura social na condição pós-moderna expressada no jornalismo da era informacional (HARVEY, 1998; CASTELLS, 2015). Como resultado, foi constatada a influência das ferramentas de medição de audiência nas decisões editoriais, na rotina e nas perspectivas laborais dos jornalistas, o que aponta para alterações profundas no modo de fazer e de conceber o jornalismo na atualidade.

Biografia do Autor

Liana Haygert Pithan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: liana.pithan@gmail.com.

Janaína Kalsing, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: janainakalsing@gmail.com.

Vivian Augustin Eichler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: eichlervivian@hotmail.com.

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Publicado

2020-06-18