Autonomia do jornalista, ética e política editorial: as implicações do enquadramento da notícia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n1p96Resumo
Este trabalho pretende contribuir para o aprofundamento do estado da arte dos estudos de jornalismo, com relação à autonomia do jornalista quanto à política editorial dos veículos, a partir da avaliação das implicações éticas envolvidas na questão epistemológica da guinada linguística/pragmática dos paradigmas científicos tradicional positivista para o construtivista. Neste contexto, são abordadas questões controversas no campo de estudo do jornalismo como o conceito de objetividade e a autoria do jornalista na construção da notícia. Este propósito é perseguido desde os aportes pragmáticos de George Mead e Charles Peirce até as suas continuidades em teorizações mais recentes. A reflexão problematiza o compromisso do jornalismo com a ética da comunicação e uma postura moral pós-convencional fundamentada no compromisso do jornalismo com o fortalecimento da autoridade do público e o empoderamento da cidadania.
Referências
Carlson, Matt (2017), Journalistic Authority: Legitimating News in the Digital Era. New York: Columbia University Press
Correia, João Carlos F. (2016). “Prefácio”. In: Gradim, Anabela., Framing – O enquadramento das notícias. Lisboa: Livros Horizonte.
Entman, Robert (1993). “Framing: Toward clarification of a fractured paradigm”. Journal of communication, 43 (4), 51-58.
Gitlin, Todd (1980). The whole world is watching: Mass media in the making & unmaking of the new left: Univ of California Press.
Gradim, Anabela (2017). “Para uma leitura semiótica das teorias de framing: reinterpretando o enquadramento com base na categoria peirceana de terceiridade”. Revista Galáxia (35), 21-31. doi:http://dx.doi.org/10.1590/1982-2554127832
Gradim, Anabela (2016), Framing – O enquadramento das notícias. Lisboa: Livros Horizonte.
Gradim, Anabela (2006). Comunicação e Ética. O sistema semiótico de Charles S. Peirce. Covilhã: Labcom Books.
Habermas, Jurgen (1989), Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.
Habermas, Jurgen (1997), Direito e democracia: entre facticidade e validade (vol. 2). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.
Habermas, Jurgen (2012), Teoria do agir comunicativo: sobre a crítica da razão funcionalista (vol. 2). São Paulo: Martins Fontes.
Hallin, Daniel C., & Mancini, Paolo (2004). Comparing media systems: Three models of media and politics. Cambridge: Cambridge University Press.
Kohlberg, Lawrence (1981), The meaning and measurement of moral development. Worcester, Mass. (EUA): Clark University Press.
Lakoff, George, & Johnson, Mark (2008). Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press.
Lippman, Walter, 1922 (1998), Public Opinion, United Kingdom: Transaction Publishers.
Luhmann, Niklas (1993), A Improbabilidade da Comunicação. Lisboa: Vega
Mead, George (1967), Mind, self & society. Chicago: The University of Chicago Press.
Mindich, David (1998), Just the Facts – How “Objectivity” Came to Define American Journalism, New York and London: New York University Press.
Noelle-Neuman, Elizabeth (2017). A espiral do silêncio: nossa pele social. Florianópolis: Estudos Nacionais.
Park, Robert E., 1940 (1999), “News as a form of knowledge”, in Tumber, Howard (ed.), 1999, News – A Reader, UK: Oxford University Press.
Peirce, Charles Sanders, Collected Papers, vols. 1-8, ed. HARTSHORNE, Charles, WEISS, Paul, BURKS, William, 1931-1958, Harvard University Press, Cambridge, Massachusetts; Electronic Edition by Intelex Corporation, Charlottesville.
Schudson, Michael (2010), Descobrindo a notícia: uma história social dos jornais nos Estados Unidos. Petrópolis: Vozes.
Traquina, Nelson, 2004, A tribo jornalística. Lisboa: Editorial Notícias.
Tuchman, Gaye, (1972), “Objectivity as Strategic Ritual: An Examination of Newsmen's Notions of Objectivity”, in The American Journal of Sociology, Vol. 77, No. 4, p. 660-679, The University of Chicago Press.
Underhill, James W. (2011). Creating Worldviews: Metaphor, Ideology and Language. Edinburgh: Edinburgh University Press.
Wittgenstein, Ludwig (1975) Investigações Filosóficas. In: Os Pensadores, vol. XLVI, São Paulo: Abril.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons