Ensaio sobre a riqueza: a fortuna da experiência atual de Nilson Lage em sala de aula

Autores

  • Geder Luis Parzianello Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2022.e86576

Palavras-chave:

Nilson Lage, Jornalismo, Teorias

Resumo

O presente trabalho é uma reflexão crítica do sujeito professor em sua experiência no ensino de Teorias do Jornalismo sem, no entanto, constituir-se metodológica e propriamente, num estudo de caso. Resgata a especial relevância do pensamento de Nilson Lage para o trabalho de formação de novas gerações de profissionais a partir de sua própria vivência como estudante e reconstitui, por metodologia reflexiva e filosófica, percepções no exercício da docência, relativamente às contribuições desse autor. Propõe a valoração dos textos de Lage em sala de aula pelas suas qualidades subjetivas, por suas temáticas trabalhadas e por seu valor histórico, reconhecendo nele a riqueza de um pensamento sempre atual. Conclui em relação ao papel do pensamento sistematizado de Nilson Lage na direção de uma identidade brasileira no ensino do Jornalismo.

Biografia do Autor

Geder Luis Parzianello, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Comunicação Social pela PUCRS com pós-doutorado realizado na Universität Paderborn, Alemanha (Bolsa Capes 2012/2013). Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Comunicação Social, Jornalismo pela PUCRS. Professor Associado Classe D Nível IV na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Referências

GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo. Porto Alegre: Tchê!, 1987.

LAGE, Nilson. Linguagem Jornalística. Série Princípios. São Paulo: Ática, 1986.

LAGE, Nilson. Controle da Opinião Pública: um ensaio sobre a verdade conivente. Petrópolis: Vozes, 1998.

LAGE, Nilson. Ideologia e técnica da notícia. 1a ed. – Vozes, Petrópolis, 1979/ 2a ed. – Vozes, Petrópolis, 1981/ 3ª ed. – Ufsc-Insular, 2001.

LAGE, Nilson. Ideologia e Técnica da Notícia. Florianópolis: Insular, 4ª ed. Ver. e atual., 2012.

LIMA, Samuel Pantoja. Ao mestre Nilson Lage, com amor e gratidão. Desacato, 2021. Disponível em: https://desacato.info/ao-mestre-nilson-lage-com-amor-e-gratidao-por-samuel-pantoja-lima/. Acesso em: 02 mar. 2022.

MEDITSCH, Eduardo. O Jornalismo é uma forma de conhecimento? Conferência feita nos Cursos da Arrábida - Universidade de Verão, Setembro de 1997. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/meditsch-eduardo-jornalismo-conhecimento.pdf. Acesso em: 02 mar. 2022.

MELO, José Marques de. Teoria do Jornalismo: identidades brasileiras. São Paulo: Paulus, 2006.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo, porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 3.ed. rev. 2012.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. A Tribo jornalística: uma comunidade interpretativa transnacional. Florianópolis: Insular, vol II, 3.ed. rev. 2013.

Downloads

Publicado

2022-06-29