Práticas de Representação: uma Cartografia de Experimentações na Cultura Midiática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2023.e90333

Palavras-chave:

Cultura Midiática, Representação, Semiose

Resumo

Os sentidos produzidos nas representações midiáticas atravessam os territórios simbólicos e imaginários. O cenário atual, de autoritarismos, precariedade do trabalho e pós-verdade, é preciso retomar práticas mais plurais e a representação midiática é arena importante. Busca-se neste texto uma reconfiguração de perspectivas representacionais capaz de dar respostas ao nosso tempo. Pensando a cultura das mídias como semiosfera (LOTMAN, 1996), locus de semioses diversas, a base conceitual e teórica parte de Stuart Hall (2003) e seu entendimento sobre as práticas de representação nas mídias para, em seguida, propor o deslocamento de grandes pressupostos rumo a um ato de pensar criativo frente aos signos (DELEUZE, 2006) e propõe experimentos de linguagem, nos termos Giorgio Agamben (2017), para reposicionar a representação em novas bases éticas e políticas. Pelo método cartográfico aplicado à comunicação, este trabalho identifica um corpus inicial que passa por dois eixos: jornalismo e cultura pop.

Biografia do Autor

Nilton Faria de Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós--Graduação em Comu-nicação da Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Comunicação pela Universidade Mu-nicipal de São Caetano do Sul (USCS). Professor substituto no curso de Jornalismo da Univer-sidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

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Publicado

2023-09-19