Jornalismo Artificial? Desafios e tendências do Jornalismo frente à Inteligência Artificial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2023.98369

Palavras-chave:

Jornalismo, Inteligência Artificial, Desafio

Resumo

Atualmente, o ecossistema mediático e de informação, com as suas variadas manifestações de Inteligência Artificial (IA) e incógnitas sobre a ética e fiabilidade das notícias, pinta um quadro brilhante, em alguns casos, e com certo pessimismo, noutros. Por esta razão, organizações noticiosas e universidades em todo o mundo estão a começar a investigar, explorar e experimentar a IA e a sua utilização na criação de conteúdos digitais. Desde o lançamento do ChatGPT, em novembro de 2022, surgiram centenas, e talvez milhares, de trabalhos acadêmicos sobre a utilização desta tecnologia, que vem se consolidando nas organizações noticiosas e demonstrado tanto impacto e potencial para o Jornalismo que a inovação impulsionada pela IA se tornou foco de quase todas as redações.



Biografia do Autor

Rodrigo Botelho-Francisco, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor no Departamento de Ciência e Gestão da Informação na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Jesús Miguel Flores Vivar, Universidad Complutense de Madrid

Doctor in Information Sciences/Journalism (Structure and Information Technology Department),  Complutense University of Madrid. Master in Information and Documentation (Faculty Humanities, Communication and Documentation), Carlos III University of Madrid.

Downloads

Publicado

2024-08-08