Jornalismo Artificial? Desafios e tendências do Jornalismo frente à Inteligência Artificial
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2023.98369Palavras-chave:
Jornalismo, Inteligência Artificial, DesafioResumo
Atualmente, o ecossistema mediático e de informação, com as suas variadas manifestações de Inteligência Artificial (IA) e incógnitas sobre a ética e fiabilidade das notícias, pinta um quadro brilhante, em alguns casos, e com certo pessimismo, noutros. Por esta razão, organizações noticiosas e universidades em todo o mundo estão a começar a investigar, explorar e experimentar a IA e a sua utilização na criação de conteúdos digitais. Desde o lançamento do ChatGPT, em novembro de 2022, surgiram centenas, e talvez milhares, de trabalhos acadêmicos sobre a utilização desta tecnologia, que vem se consolidando nas organizações noticiosas e demonstrado tanto impacto e potencial para o Jornalismo que a inovação impulsionada pela IA se tornou foco de quase todas as redações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons