A audiência potente e as novas relações no jornalismo

Autores

  • Giovana Borges Mesquita Universidade Federal de Pernambuco
  • Alfredo Eurico Vizeu Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n2p596

Resumo

 

A audiência tem sido um grande enigma para o jornalismo. Para quem escrevemos? Que assuntos interessam aos nossos leitores, telespectadores, ouvintes, internautas? Neste artigo, lançamos a hipótese da audiência potente - um novo agente que se envolve ou é envolvido nos processos, nas práticas e nas rotinas jornalísticas, possuindo força de propagação da informação, não necessariamente notícia; capacidade de ação, proporcionada pelo seu acesso aos meios de produção e divulgação de conteúdos; e capacidade de transformação, na medida em que muda sua forma de ação e de comportamento ao longo do tempo, dependendo de condições culturais, econômicas, sociais, tecnológicas, dentre outras. A preocupação central do artigo é buscar compreender como as audiências são envolvidas e que mudanças têm provocado na produção das notícias no jornalismo, após o que se denomina WEB 2.0, uma fase no desenvolvimento da World Wide Web que favorece e promove a participação dos usuários.

Biografia do Autor

Giovana Borges Mesquita, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco com sanduíche na Universidade Pompeu Fabra(Barcelona), Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. E-mail: giovanamesquita@yahoo.com.br

Alfredo Eurico Vizeu, Universidade Federal de Pernambuco

Prof. Dr. PPGCOM/UFPE – Coordenador do Núcleo de Jornalismo e Contemporaneidade do Programa.

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Publicado

2014-09-18

Edição

Seção

Temas Livres