A audiência potente e as novas relações no jornalismo

Autores/as

  • Giovana Borges Mesquita Universidade Federal de Pernambuco
  • Alfredo Eurico Vizeu Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n2p596

Resumen

 

A audiência tem sido um grande enigma para o jornalismo. Para quem escrevemos? Que assuntos interessam aos nossos leitores, telespectadores, ouvintes, internautas? Neste artigo, lançamos a hipótese da audiência potente - um novo agente que se envolve ou é envolvido nos processos, nas práticas e nas rotinas jornalísticas, possuindo força de propagação da informação, não necessariamente notícia; capacidade de ação, proporcionada pelo seu acesso aos meios de produção e divulgação de conteúdos; e capacidade de transformação, na medida em que muda sua forma de ação e de comportamento ao longo do tempo, dependendo de condições culturais, econômicas, sociais, tecnológicas, dentre outras. A preocupação central do artigo é buscar compreender como as audiências são envolvidas e que mudanças têm provocado na produção das notícias no jornalismo, após o que se denomina WEB 2.0, uma fase no desenvolvimento da World Wide Web que favorece e promove a participação dos usuários.

Biografía del autor/a

Giovana Borges Mesquita, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco com sanduíche na Universidade Pompeu Fabra(Barcelona), Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. E-mail: giovanamesquita@yahoo.com.br

Alfredo Eurico Vizeu, Universidade Federal de Pernambuco

Prof. Dr. PPGCOM/UFPE – Coordenador do Núcleo de Jornalismo e Contemporaneidade do Programa.

Publicado

2014-09-18

Número

Sección

Temas Livres