Discursos sobre leitura e interatividade em reformas gráfico-editoriais de jornais impressos em tempos de tecnologias digitais

Autores/as

  • Ana Elisa Ferreira Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v7n1p110

Resumen

 

Este artigo discute, com base em teorias críticas da comunicação e fundamentado especialmente em Dominique Wolton e Lucien Sfez, a utilização do conceito de “interatividade” como argumento de venda na mudança gráfica de jornais impressos. Os casos discutidos são o Estado de Minas e O Tempo, de Minas Gerais, nas reformas gráfico-editoriais ocorridas, respectivamente, em 2004 e 2008. São citadas também reformas da Folha de São Paulo ao longo das décadas de 1980-90. Conclui-se pela existência de uma histórica argumentação em torno de promessas de interatividade de atenção ao leitor.

Biografía del autor/a

Ana Elisa Ferreira Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG, com pós-doutorado em Comunicação Social pela PUC-Minas. Professora do mestrado em Estudos de Linguagens e do Departamento de Linguagem & Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Publicado

2010-04-08

Número

Sección

Núcleo Temático