A deliberação a longo prazo no espaço de visibilidade mediada: o Bolsa-Família na mídia impressa e televisiva

Autores

  • Angela Cristina Salgueiro Marques Faculdade Cásper Líbero (São Paulo)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v7n2p273

Resumo

 

Este artigo tem como objetivo analisar algumas das perspectivas e enquadramentos que alimentaram o debate mediado, entre os anos de 2003 e 2006, acerca do Programa Bolsa-Família no espaço central de visibilidade mediada - aqui concebido como o Jornal Nacional e a Folha de S. Paulo. Adotamos, assim, o seguinte procedimento de análise dos textos jornalísticos coletados: (i) identicar dos principais enquadramentos midiáticos envolvendo diferentes perspectivas sobre questões específicas; (ii) selecionar e análisar o conteúdo dos textos, a fim de obter os principais tópicos discursicos relacionados com os enquadramentos identificados; (iii) identificação das principais perspectivas discursivas presentes nos enquadramentos, analisando as citações diretas; (iv) estabelecer o tipo de relação (conflitiva, compementar, monólogica, etc) entre as perspectivas e enquadramentos identificados. Explora-se o debate mediado sobre o Programa Bolsa-Família a partir da contraposição entre dois enquadramentos principais: o enquadramento da dependência (argumentos relacionados ao assistencialismo, filantropia e esmola) e o enquadramento da autonomia (pontos de vista sobre emancipação, cidadania e inclusão).

Biografia do Autor

Angela Cristina Salgueiro Marques, Faculdade Cásper Líbero (São Paulo)

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Faculdade Cásper Líbero, onde lidera o Grupo de Pesquisa “Capital Social, Redes e Processos Políticos”.

Downloads

Publicado

2010-09-21

Edição

Seção

Núcleo Temático