A imagem do Brasil na imprensa alemã — um estudo empírico sobre os fatores de seleção da notícia e da estrutura do noticiário

Autores/as

  • Regina Cazzamatta Universität Erfurt

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n2p540

Resumen

 

Este artigo apresenta um resumo, tanto da perspectiva teórica, quanto dos resultados empíricos publicados recentemente em Brasilienberichterstattung in der deutschen Presse (Cazzamatta, 2014). A análise foi composta por 431 textos ao longo de três anos (2010-2012) produzidos pelos seguintes veículos da mídia impressa: os jornais Süddeutsche Zeitung, Frankfurter Allgemeine Zeitung, Die Welt e tageszeitung; além dos semanários Der Spiegel, Focus, Die Zeit e Stern. A primeira etapa da pesquisa conduziu uma análise de conteúdo quantitativa para reconstruir a estrutura do noticiário, seus temas e fontes, de acordo com as teorias de seleção da notícia de tradição europeia. Em um segundo nível de análise procurou-se identificar de forma qualitativa os frames discursivos dos temas mais recorrentes.

Biografía del autor/a

Regina Cazzamatta, Universität Erfurt

Doutoranda em Ciências da Comunicação no Departamento de Mídia Comparada na Universidade de Erfurt/Alemanha. Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), especialização em Jornalismo Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011) e mestrado em Ciência da Comunicação pela Universidade de Erfurt/Alemanha (2014). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação. Trabalhou como jornalista nos veículos Diário de Comércio e Indústria (2005), Veja-SP (2006), Diário de São Paulo (2007) e Deutsche Welle (2014), além de atuar na área de assessoria de impressa para Bank Boston (2002) e Companhia de Notícia (CDN) / Banco Nossa Caixa (2008).

Publicado

2014-08-23

Número

Sección

Temas Livres