A imagem do Brasil na imprensa alemã — um estudo empírico sobre os fatores de seleção da notícia e da estrutura do noticiário
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n2p540Resumo
Este artigo apresenta um resumo, tanto da perspectiva teórica, quanto dos resultados empíricos publicados recentemente em Brasilienberichterstattung in der deutschen Presse (Cazzamatta, 2014). A análise foi composta por 431 textos ao longo de três anos (2010-2012) produzidos pelos seguintes veículos da mídia impressa: os jornais Süddeutsche Zeitung, Frankfurter Allgemeine Zeitung, Die Welt e tageszeitung; além dos semanários Der Spiegel, Focus, Die Zeit e Stern. A primeira etapa da pesquisa conduziu uma análise de conteúdo quantitativa para reconstruir a estrutura do noticiário, seus temas e fontes, de acordo com as teorias de seleção da notícia de tradição europeia. Em um segundo nível de análise procurou-se identificar de forma qualitativa os frames discursivos dos temas mais recorrentes.
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