Análise cross-cultural da repercussão do Twitter no esporte

Autores

  • Flávio Rebustini Universidade Estácio de Sá/Universidade Estadual Paulista (Unesp-Rio Claro)
  • Afonso Antonio Machado Universidade Estadual Paulista (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2015v12n2p378

Resumo

 

As redes sociais têm sido intensamente utilizadas pela área esportiva. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo analisar a repercussão do uso do Twitter no esporte de alto rendimento. Para tanto foram analisadas 20 reportagens publicadas na internet, em 4 idiomas - português, inglês, espanhol e francês -, sendo 5 para cada idioma, obtidas por meio do buscador Google, sem limite temporal. Adota-se a pesquisa qualitativa cross-cultural com a aplicação da análise de conteúdo em ambiente virtual. O conteúdo das reportagens foi categorizado e hierarquizado, resultando em 12 categorias: Papel das Redes Sociais, Inter-relações, Provocações e Confrontos, Exposição do Outro e Ofensas, Linguagem, Fakes e Piratas, Incentivo, Imagem e Marca, Esclarecimento e Negação, Punições e Responsabilização, Restrição e, finalmente Orientação. Foram encontradas diferenças entre os idiomas analisados. As dinâmicas detectadas e analisadas podem conduzir os atletas à vulnerabilidade quando participam do Twitter, não havendo qualquer tipo de mitigação por serem atletas de alto nível, pelo contrário, ser uma pessoa famosa possibilita uma maior intensidade das interferências e repercussão. 

Biografia do Autor

Flávio Rebustini, Universidade Estácio de Sá/Universidade Estadual Paulista (Unesp-Rio Claro)

Pós-doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP/Rio Claro - 2014). Pós-Doutorando em Psicometria (Universidade de Quebéc à Trois-Rivières - Canada - 2013). Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologia - UNESP - Rio Claro (2011-2012). Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Aperfeiçoamento em Voleibol no Instituto Estatal de Cultura Física de Moscou - Rússia (1997), especialização em Psicologia do Esporte pela Faculdades Metropolitanas Unidas (1997), especialização em Voleibol pela Faculdades Metropolitanas Unidas (1996), aperfeiçoamento em Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo no Instituto Estatal de Cultura Física de Moscou - Rússia (1994), graduado em Educação Física pela Universidade de Formação Educação e Cultura do ABC - UNIABC (1994).

Afonso Antonio Machado, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Licenciado em Educação Física pela PUC- Campinas (1976); graduação em Filosofia e Pedagogia. Mestrado (1985) e doutorado(1994) em Educação, pela UNICAMP. Livre-docente pelo Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, com a tese "Agressividade e ansiedade em atletas jovens"(1998). Membro do corpo editorial da Revista MOTRIZ, da Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança (REFELD), da Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercício e del Deporto e da Coleção Pesquisa em Educação Física. Coordena o LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte), foi presidente da SOBRAPE (Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte), na gestão 2006-08. Realizou seu pós-doutoramento no Laboratório de Psicologia do Esporte, junto ao Prof. Dr. Duarte Araújo, da Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa (08-09) e faz estágios pós-doutorais na Universidade do Minho, com Prof. Dr. António Rui Gomes (10-11). Bolsista PQ (2010-13). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (DEHUTE), no IB/UNESP.

Downloads

Publicado

2015-09-20