O futebol de mulheres na revista Placar: da objetificação à redenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2021.75638

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as mudanc?as ocorridas nos crite?rios de noticiabilidade adotados pela Placar para a produc?a?o de reportagens sobre o futebol de mulheres. Trata-se da mais antiga e tradicional revista esportiva em circulac?a?o no Brasil. Olhar para as mudanc?as na produc?a?o da noti?cia possibilita observar as transformac?o?es pelas quais o perio?dico atravessou, em uma u?nica de?cada, passando de um produto que flertava com o passado de objetificac?a?o da mulher, para dar voz a? modalidade, e dedicar, pela primeira vez na histo?ria, uma edic?a?o especial exclusiva ao futebol de mulheres. Este artigo e? um fragmento de uma pesquisa maior sobre a Placar, que inclui a ana?lise dos crite?rios de noticiabilidade, desde a de?cada de 1990 ate? 2019. Para este artigo, realizamos uma ana?lise de conteu?do qualitativa e quantitativa de 84 edic?o?es do perio?dico, entre 2011 e 2019, anos que envolvem as tre?s u?ltimas Copas do Mundo Feminina. Ale?m de analisar as revistas, nossa pesquisa tambe?m optou por entrevistas com jornalis- tas que passaram pela Placar, como Juca Kfouri e Ricardo Corre?a.

Biografia do Autor

Daniel Felipe de Oliveira Leal, UFPE

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco e membro do ReNEme - Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte.

Giovana Borges Mesquita, Universidade Federal de Pernambuco

Professora adjunta do curso de Comunicação do CAA-UFPE e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2021-07-05