A casa que sangra: expressão e subjetivação no fotojornalismo de longo prazo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2021.76842Resumo
Premiac?o?es fotojornali?sticas ve?m reconhecendo a importa?ncia dos trabalhos seriados e de longo prazo. Em 2015, O World Press Photo criou a categoria Long-Term Projects que premia ensaios construi?dos em peri?odos longos de tempo. Utilizaremos o ensaio The House That Bleeds, do foto?grafo mexicano Yael Marti?nez, premiado nesta categoria em 2019, para refletirmos sobre o estatuto do fotojornalismo em suas dimenso?es expressivas e e?ticas. Para isto, vamos operar uma ana?lise do ensaio e compara?-lo a outros dois vencedores da mesma categoria a fim de reconhecer o papel da construc?a?o de subjetivac?a?o e da ac?a?o poli?tica do foto?grafo ao registrar a si e a sua fami?lia em seu drama pessoal enquanto vi?timas da viole?ncia em seu pai?s. Os operadores anali?ticos sa?o buscados nos conceitos e categorias articulados ao processo reflexivo sobre as imagens, seus constituintes, sua sintaxe, sua dina?mica sensi?vel, assim como na associac?a?o constelar que permitem quando pensadas em conjunto de imagens e texto-imagens. Assim, a narrativa vincula a percepc?a?o de si e do outro numa mesma experie?ncia vivida.
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