Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Estudos em Jornalismo e Mídia tem como objetivo contribuir para o avanço na reflexão científica com foco no Jornalismo e com interesse nas suas relações com a sociedade, o mercado e a academia. Editada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, a publicação reúne artigos, reflexões, resenhas, entrevistas e relatos de pesquisa assinados por autores brasileiros e estrangeiros. A Revista Estudos em Jornalismo e Mídia tem periodicidade semestral, recebe submissões em fluxo contínuo, circula integralmente em versão eletrônica, e é gratuita.
A EJM foi o primeiro periódico científico da área da Comunicação no Brasil a adotar o DOI, o Digital Object Identifier, código atribuído a cada um dos artigos e que auxilia na catalogação e permite a rápida recuperação de seus dados.
Processo de Avaliação pelos Pares
A publicação dos artigos encaminhados está condicionada a pareceres de ao menos dois membros do Conselho Editorial da revista ou de avaliadores convidados pela Comissão Editorial.
Os procedimentos adotados pelo periódico para análise e aprovação de originais atendem às normas internacionalmente consagradas: avaliação cega e por pares, reforçando impessoalidade, rigor científico e adequação editorial.
Pareceristas recebem originais anônimos para análise, ao passo que os autores têm no final do processo acesso às avaliações de seus textos, também sem a identificação dos pares. Na distribuição dos originais aos avaliadores serão evitadas situações de conflito de interesse ou outras que prejudiquem a análise competente e justa dos textos.
Resenhas, Entrevistas e Comentários serão analisados no âmbito da Comissão Editorial. Não caberá recurso ao trabalho recusado.
Periodicidade
Semestral. Impressa de 2002 a 2008.
Exclusivamente eletrônica a partir de 2008.
Recebimento de submissões: Fluxo Contínuo.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Qualis
Ciências Sociais Aplicadas I: Qualis A3 (Qualis Capes 2017-2020).
Estatísticas
Awstats - julho 2008 a junho 2017
Metabase - Estatísticas Counter e Google Analytics - 2017 - presente
Indexadores
LIVRE - Portal de Conhecimento Nuclear
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Taxas para submissão e publicação de textos
A Estudos em Jornalismo e Mídia (EJM) não cobra taxas de submissão e de processamento de artigos (APCs).
Política Antiplágio
Antes de serem enviados à avaliação dos pareceristas externos ou a qualquer tempo durante o processo editorial, os artigos submetidos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia serão verificados por software para identificação de plágio e/ou autoplágio. Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e, caso utilizem artigos de outros autores, eles devem ser corretamente citados. Por isso, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às indicações apontadas pelo software utilizado. Todas as colaborações enviadas à revista Estudos em Jornalismo e Mídia são submetidas ao software antiplágio Viper. No caso de plágio, um parágrafo é suficiente para ser devolvido ao autor, com a indicação do problema. No caso de autoplágio, o máximo permitido é de 10% do texto ou 50% quando for resultado de dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Acima disso, o artigo é devolvido, com a indicação do problema. Nesta etapa, o autor pode fazer as alterações necessárias e voltar a submeter o artigo à avaliação da Revista. No caso de plágio não identificado pelo software e denunciado após a publicação do artigo, a Revista fará as investigações necessárias e, se confirmado, fará a retratação, seguindo as orientações do COPE (Committee on Publication Ethics), disponível em: http://publicationethics.org/resources/guidelines.
Diretrizes para avaliadores
Na avaliação dos artigos, os pareceristas devem considerar os seguintes aspectos:
- Qualidade do texto (gramática, estilística, vocabulário, linguagem científica, clareza das ideias, deduções adequadas às premissas, apropriada utilização de citações e correta aplicação das normas da ABNT – sistema autor-data (onde se inclui o resumo, o título e as palavras-chave);
- Conteúdo teórico e empírico;
- Domínio da literatura científica;
- Atualidade do tema;
- Contribuição relevante para área do conhecimento;
- Pertinência da escolha da metodologia e sua correta aplicação;
- Originalidade do tratamento do tema;
- Consistência e rigor da abordagem;
- Correta estrutura de texto e boa qualidade de redação;
- Importância dos achados;
- Os resultados encontrados devem ser apresentados com clareza ao longo do texto ou nas considerações finais.
Se o artigo atente a esses critérios, o(a) avaliador(a) deve recomendar a aceitação do texto. Caso contrário, poderá recusar o artigo ou sugerir modificações para nova avaliação. Nesse caso, a Comissão Editorial encaminhará as sugestões de reformulações a(o) autor(a), que terá prazo para reformular, atender às observações dos(as) pareceristas e submeter novamente à Comissão Editorial via sistema da revista.
Histórico do periódico
A revista Estudos em Jornalismo e Mídia foi criada em 2004 no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR). Com circulação semestral e submissões em fluxo contínuo, a publicação veicula artigos, entrevistas e comentários de autores brasileiros e estrangeiros, nos idiomas português, inglês e espanhol.
A versão impressa da revista circulou até 2008, quando a EJM adotou o sistema SEER/Ibict para editorar eletronicamente suas edições.
A EJM é um periódico científico classificado como A3 no Sistema Qualis/Capes de publicações.