Legitimação institucional do jornalismo a partir da autorreferencialidade na grande reportagem multimídia

Autores

  • Carolina Teixeira Weber Dall Agnese UFSM
  • Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello UFSM
  • Vivian de Carvalho Belochio Unipampa/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2016v13n2p34

Resumo

 

Neste trabalho, busca-se refletir sobre processos de legitimação institucional do jornalismo no âmbito da produção noticiosa hipermídia, a partir da análise de estratégias de autorreferencialidade verificadas no discurso e na configuração de uma grande reportagem multimídia (GRM) do webjornal The Guardian. Tem-se como cenário os processos de midiatização da sociedade e das práticas sociais, contexto no qual as organizações jornalísticas, enquanto representantes de uma instituição, trabalham constantemente pela conquista e/ou reforço de sua legitimidade, por meio de práticas comunicacionais que buscam explicar e justificar sua existência e seus modos de fazer.

 

Biografia do Autor

Carolina Teixeira Weber Dall Agnese, UFSM

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Jornalismo (UFSC). Membro do GP Comunicação Institucional e Organizacional (CNPq). Jornalista no Instituto Federal Farroupilha (IFFar). 

Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello, UFSM

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Realizou Estágio Pós-doutoral Sênior na University College of London. Doutora e Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Líder do GP Comunicação Institucional e Organizacional (CNPq).

Vivian de Carvalho Belochio, Unipampa/UFSM

Pós-Doutoranda em Comunicação pela UFSM. Professora adjunta do curso de Jornalismo da Unipampa. Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS. Mestra em Comunicação pela UFSM. Membro do GP Comunicação Organizacional e Institucional (UFSM).

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Publicado

2016-12-15