Jornalismo efêmero: o uso de stories do Instagram pela Folha de S.Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2021.e75484

Resumo

As transformações oriundas da nova morfologia social, mediada pela tecnologia, trouxeram alterações significativas no modo de consumir e produzir notícias. Na esteira da mobilidade, sites de redes sociais, como o Instagram, por meio dos Stories, trazem nova luz para as ideias de efemeridade e instantaneidade jornalísticas. Depois de refletir sobre a emergência do efêmero na produção ciberjornalística, este artigo faz uma análise da adaptação de conteúdos jornalísticos para o Instagram Story através do #nãodurmasemsaber, veiculado diariamente no perfil da Folha de S.Paulo no Instagram. Por meio de análise de conteúdo e observação simples, o artigo verifica de que forma o veículo se adapta à ferramenta nativa da rede social, verificando características da produção deste microformato jornalístico  considerando os seguintes aspectos: volume e frequência;  recursos e formas expressivas utilizadas. A conclusão mostra que, no caso em tela, ainda é tímida a exploração dos recursos entregues pelo microformato, embora este obedeça, em certa medida, à nova lógica de consumo informacional, que, por sua vez, responde a uma dialética temporal do presente. Desta forma, pode-se afirmar que o formato se insere na racionalidade contemporânea que reflete a efemeridade.

Biografia do Autor

Raquel Ritter Longhi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora no programa de Pós-Graduação em Jornalismo e do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisadora nas áreas de narrativas ciberjornalísticas, jornalismo imersivo, em Realidade Virtual, Realidade Aumentada, ciberjornalismo (novos formatos expressivos como grande reportagem multimídia e narrativas imersivas), comunicação e novas tecnologias, com estudos também nas áreas de criação literária em hipertexto, video-arte e história do cinema e vídeo. Ministra disciplinas nas áreas de jornalismo online, jornalismo gráfico, narrativas ciberjornalísticas e gêneros e formatos jornalísticos. Em 2019, realizou pós-doutorado junto ao Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade da Facultade de Ciências da Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona, sob supervisão do professor Josep María Català Domènech. De setembro de 2013 a agosto de 2014, realizou pós-doutorado junto ao CIMJ - Centro de Investigação em Mídia e Jornalismo da Universidade Nova de Lisboa. Vice-coordenadora da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais/Jortec, credenciada à SBPJor - Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Organizou os livros Jornalismo Convergente: reflexões, apropriações e experiências, em 2012 - co-autoria com o pesquisador Caros d'Andrea; Gêneros e Formatos no Ciberjornalismo, em 2016, co-autoria com a professora Rita Paulino, ambos pela Editora Insular e o livro Pensar em Rede, juntamente com Marcelo Träsel, Rodrigo Botelho-Francisco e Walter Lima Júnior, em 2017. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), com mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Coordenadora do Nephi-Jor - Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo e líder do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem/CNPq. 

Lia Gabriela Pagoto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Contestado, pós-graduação em nível de especialização em Comunicação e Marketing - Ferramentas de Gestão pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Integrante do grupo do Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor), inserido no Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem - CNPq

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Publicado

2022-01-03