Dez anos de LAI e a pesquisa sobre o acesso à informação pública pelo jornalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2022.85925

Palavras-chave:

Lei de Acesso à Informação (LAI), Jornalismo, Transparência pública digital

Resumo

O artigo tem o objetivo de fazer uma revisão sistemática sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI) em pesquisas de mestrado, de doutorado e em artigos publicados em periódicos da área da Comunicação e Informação. O recorte visa identificar o impacto da LAI na produção científica associada ao jornalismo. Em vigor desde 2012 no Brasil, a LAI regulamentou o direito constitucional à informação e deu providências sobre a disponibilidade digital e os meios de acesso. Os jornalistas utilizam a informação pública na construção noticiosa e, portanto, são diretamente interessados no bom funcionamento da norma. A revisão nas bases de teses e dissertações indicou 17 trabalhos e os 57 periódicos investigados somaram 14 artigos em dez anos. Os resultados apontam pesquisas de representação da LAI pelos jornais, de processos produtivos em jornalismo e relacionado ao papel social dos jornalistas na democracia. Mais da metade dos estudos foram publicados entre 2017 e 2020.

Biografia do Autor

Marlise Viegas Brenol, Universidade Federal de Brasília (UNB)

Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS. Participa do Núcleo de Comunicação Pública e Política (Nucop) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).



Alciane Baccin, Universidade Federal do Pampa

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) e do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Referências

BRASIL. Controladoria Geral da União. Ata da 10a Reunião do Conselho da Transparência Pública e Combate à Corrupção, Brasília, DF, 2009.

BATISTA, Carmem Lúcia. Informação pública: entre o acesso e a apropriação social. 2010. Dissertação (Mestrado em Cultura e Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Escola de Comunicação e Artes, Uni- versidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

BATISTA, Carmem Lúcia. Informação pública: controle, segredo e direito de acesso. InTexto, Porto Alegre, n. 26, p. 204-222, jul. 2012.

BARROS, Dirlene Santos. A lei brasileira de acesso à informação: uma análise da sua construção, do contexto nacional ao contexto político oligárquico do estado do Maranhão (2009-2014). 2017. Tese (Doutorado em Ciência da Infor- mação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

BARROS, Dirlene Santos; RODRIGUES, Georgete Medleg. Lei de Acesso à In- formação: entre vozes e silêncios na divulgação pelo jornal O Estado do Mara- nhão. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 27, n. 2, p. 291-302, mai./ago. 2017.

BOTTREL, Rachel do Monte. Uma análise dos usos da lei de acesso à infor- mação no Brasil em notícias do período de 2013 a 2015. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciên- cia da Informação, Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

BOTTREL, Rachel do Monte. A contribuição do acesso à informação pública para a comunicação pública no Brasil. Comunicação Pública, v. 13, n. 24, jun. 2018. Disponível em: http://journals.openedition.org/cp/12829. Acesso em: 30 nov. 2022.

BORCEZI, Daniela. Da forma ao conteúdo: as dimensões da lei de acesso à informação no debate político paranaense da Gazeta do Povo. 2019. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) – Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.

BRENOL, Marlise Viegas. Transparência digital e jornalismo: modalidades comunicativas com uso de dados públicos. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Infor- mação, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

BRENOL, Marlise Viegas. Jornalismo e transparência pública digital: aliados pela qualidade do debate público. InTexto, Porto Alegre, n. 52, jan./dez. 2021. Dis- ponível em: https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/94992. Acesso em: 30 nov. 2022.

CAMPOS, Fhillipe de Freitas; RODRIGUES, Georgete Medleg. A construção da Lei de Acesso à Informação no legislativo federal brasileiro: sistematização de sua tramitação legislativa. Informação & Informação, Londrina, v. 25, n. 4, p. 1-29, out./dez. 2020.

CARVALHO, Mariana Martins de. Dilemas entre transparência e proteção de dados: as requisições dos órgãos de controle e o sigilo estatístico. Esferas, n. 14, p. 54-67, ago. 2019.

DUTRA, Luma Poletti. Direito à informação em pauta: os usos da lei de acesso por jornalistas. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

FERRACIOLI, Paulo; MARQUES, Francisco Paulo Jamil. Jornalismo, colab- oração e interesse público: Lei de Acesso à Informação como instrumento da cobertura noticiosa. E-Compós, v. 23, p. 1-29, jan./dez. 2020.

FRARE, Marcilene Aparecida Mangini. A amplitude da lei de acesso à infor- mação (LAI) analisada sob os interesses do Estadão. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Paulista, São Paulo, 2014.

GENTILLI, Victor. O conceito de cidadania, origens históricas e bases conceituais: os vínculos com a Comunicação. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 9, n. 19, p. 36-48, dez. 2002.

GONÇALVES, Francisco Eduardo. A Lei de Acesso à Informação como ferramenta de apuração: uma análise do uso da LAI por jornalistas. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

GONÇALVES, Francisco Eduardo; STACCIARINI, Isa Coelho; NASCIMENTO, Solano. O uso da LAI por jornalistas: uma análise de requerentes, pedidos e respostas. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 15, n 2, p. 130-140, 2018.

LAGE, Nilson. Conceitos de jornalismo e papéis sociais atribuídos aos jornalistas. Revista Pauta Geral – Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, v.1, n.1, p. 20-25, 2014.

MASTRELLA, Bruna. Os discursos de legitimação do jornalismo guiado por dados. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2019.

NASCIMENTO, Solano dos Santos; RODRIGUES, Georgete Medleg; KRAEMER, Luciana. A utilização da Lei de Acesso à Informação pela imprensa: análise dos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo. Rumores, São Paulo, v. 9, n.18, p. 225-248, jul./dez. 2015.

NASER, Alejandra; RAMÍREZ-ALUJAS, Álvaro; ROSALES, Daniela. Desde el gobierno abierto al Estado abierto en América Latina y el Caribe. Santiago: Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL), 2017.

OGP. Declaración del gobierno aberto. Open Government Partnership, 2011. Disponível em: https://www.opengovpartnership.org/es/process/joining-ogp/ open-government-declaration/. Acesso em: 30 nov. 2022.

OKOLI, Chitu. A Guide to Conducting a Standalone Systematic Literature Review. Communications of the Association for Information Systems, v. 37, art. 43, p. 879-910, nov. 2015.

PEREIRA, Thatiany do Nascimento. Governos (IN)visíveis e jornalismo me- diador no Ceará: análise do uso de ferramentas de transparência pública como fontes de informação jornalística. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

ROGERS, S. Facts are Sacred: Text only ebook. Londres: Guardian Faber Pub- lishing, 2013.

SANTOS JÚNIOR, Edson Gil. O jornalismo da fonte como parte de um jornal- ismo plural democrático. 2015. Dissertação (Mestrado em Processos Jornalísticos) – Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2015.

SOUSA, Verônica Maria Rufino de. Jornalismo e acesso à informação: a uti- lização da Lei de Acesso à Informação por jornalistas paraibanos. 2017. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) – Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Centro de Comunicação, Turismo e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.

SOUSA, Veronica Rufino; BENEVIDES, Pedro. Acesso à Informação como Ferramenta de Combate à Corrupção por Jornalistas Investigativos. Revista Observatório, Palmas, v. 4, n. 2, p. 756-782, 2018.

SOUSA, Janara; GERALDES, Elen. O impacto da lei de acesso à informação nas rotinas produtivas do jornalismo brasileiro. Revista Eptic, Aracaju, v. 18, n. 3, p. 7-18, 2016.

SOUZA, Rose Mara Vidal. Lei de Acesso à Informação: um canal à fonte de notícia. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2016.

TRICHES, Guilherme Longo. Relações entre jornalistas e membros do Ministério Público: atuação fiscal e interesse público. 2013. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) – Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

VASCONCELLOS, Hygino. Uso e apropriação da Lei de Acesso à Informação (LAI) por repórteres brasileiros: a experiência de jornalistas da Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo em 2017 e 2018. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

Downloads

Publicado

2022-12-30