ChatGPT e a transformação nas pautas jornalísticas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2023.95079Palavras-chave:
Jornalismo, ChatGPT, Inteligência ArtificialResumo
Em tempos de profusão dos sistemas de Inteligência Artificial, o ChatGPT tem destaque e popularização nas mais diferentes funções e utilizações, inclusive no campo jornalístico. Trata-se sobre o ChatGPT e as transformações nas interfaces das pautas jornalísticas. Mostra-se, debate-se e polemiza-se sobre a importância desse sistema nas concepções e correções de pauta, que é um dos principais pontos de partida da feitura do jornalismo profissional, tão debatido e necessário contemporaneamente. Parte-se de conceitos sobre Inteligência Artificial, ChatGPT, mediações informacionais e pautas jornalísticas em um estudo metodologicamente qualitativo, com experimentação de cinco meses de testes sobre a feitura de pautas com a ferramenta. Nota-se o caráter, se não revolucionário, mas inovador, principalmente no sentido das pautas mais frias e com informações já consolidadas. O ChatGPT mostra-se uma ferramenta, se não para utilização constante no Jornalismo, ao menos um caminho, assim como os buscadores e os sistemas wikis, de auxílio no dia a dia das ferramentas de mediações informacionais.
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