Trabalho, classe operária e proteção social: reflexões e inquietações

Autores

  • Jussara Maria Rosa Mendes PUCRS - Rio Grande do Sul - RS
  • Dolores Sanches Wünsch PUCRS - Rio Grande do Sul - RS

Resumo

O presente artigo aborda o trabalho, a classe operária e as inquietações que recaem sobre a proteção social, na atualidade, explicitando de forma reflexiva os processos sociais que a reconfiguram. Evidencia que as contradições no desenvolvimento das forças produtivas estão presentes nas relações sociais e suas formas de reprodução contemporânea, as quais têm forte impacto na sociabilidade da classe operária. Aponta a fratura entre trabalho e proteção social, contextualizada no âmbito de novos processos societários resultantes da valoração predatória do capital.

Biografia do Autor

Jussara Maria Rosa Mendes, PUCRS - Rio Grande do Sul - RS

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é professora titular e coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Dolores Sanches Wünsch, PUCRS - Rio Grande do Sul - RS

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul (1982), Mestrado em Serviço Social (2001) e Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professora da Faculdade de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Assistente Social, atuando na área de reabilitação profissional. Tem experiência profissional nas áreas da saúde, assistência e previdência social.

Downloads

Publicado

2009-01-01