Pós-graduação em serviço social no brasil: há uma pedra no caminho

Autores

  • Jussara Maria Rosa Mendes UFRGS
  • Andréia Mendes dos Santos PUCRS
  • Rosangela Werlang UFRGS/CNPq

Resumo

Este artigo traz para discussão algumas questões relativas à constituição da pós-graduação brasileira, notadamente por meio dos Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPGs), e pelas políticas que a alicerçam, visando à sua implantação, ampliação e ao alcance da qualidade. Ademais, procura trazer para reflexão alguns pontos de intersecção entre os diferentes PNPGs na relação com a Pós-Graduação em Serviço Social, buscando compreender a abrangência destas. Em que pese à importância de tais Planos, vez que serviram de norte à pesquisa e ao desenvolvimento da pós-graduação no país, observa-se que se encontra em curso, especialmente via indução estratégica, mas também por meio de outros mecanismos, um ataque aos programas de pós-graduação de maneira geral e, em especial, àqueles atinentes ao Serviço Social. 

Biografia do Autor

Jussara Maria Rosa Mendes, UFRGS

Assistente Social (PUCRS); mestre em Serviço Social (PUCRS); doutorado (PUC/SP) e pós-doutorado (Universitát Kassel (Alemanha), docente do Curso de Serviço Social da UFRGS; coordenadora do Programa de Pós-graduação em Política Social e Serviço Social/UFRGS.

Andréia Mendes dos Santos, PUCRS

Psicóloga (PUCRS), mestre e doutora em Serviço Social (PUCRS), Pós Doutora em Serviço Social (PUCRS/ CAPES), Professora de Escola de Humanidades e Programa de Pós-Graduação em Educação PUCRS. Editora da Revista Educação (PUCRS).

Rosangela Werlang, UFRGS/CNPq

Socióloga (PUCRS), mestre em Sociologia (UFRGS), mestre em Direitos Humanos (UPO/Sevilha), doutora (UFRGS) e pós-doutora (UFRGS/CNPq) em Psicologia Social e Institucional, pesquisadora visitante (UFRGS/CNPq).

 

Publicado

2017-06-29