Trabalho docente na educação básica no Brasil sob indústria 4.0

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e82504

Palavras-chave:

Gestão Intercultural, Cultura, Ambiente de Trabalho

Resumo

O objetivo do artigo é analisar o trabalho docente na Educação Básica no Brasil, especialmente a partir de 2020, quando se instaura a Pandemia Covid-19, em meio à difusão do teletrabalho no bojo da Indústria 4.0, sob o aprofundamento do Neoliberalismo e da Nova Gestão Pública (NGP). A metodologia foi baseada em estudos bibliográficos, documentais e relatórios de pesquisas, bem como análise de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em períodos selecionados. Os resultados indicam a difusão do teletrabalho sob o neoliberalismo e a NGP, implicando no aprofundamento da já precarizada carreira do profissional docente sob a pandemia.

Biografia do Autor

Fabiane Santana Previtali, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Ciências Sociais (UNESP/Araraquara,1992), Mestre em Sociologia (UNICAMP,1996), Doutora em Ciências Sociais (UNICAMP,2002), Pós-doutora pela (UNL/Portugal, 2014, apoio Capes). Professora Associado III no INCIS/ UFU. Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação - FACED/UFU e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - INCIS/UFU. Membro do Núcleo de Pesquisas em Ciências Sociais - NUPECS/UFU. Coordenadora do Laboratório de Ensino de Sociologia - LESOC/UFU. Coordenadora o Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e sociedade - GPTES/UFU. Membro do HISTEDBR, GT Trabalho, Educação e Formação Humana (PPGED/UFU) e do Grupo de Pesquisa Metamorfoses do Mundo do Trabalho (IFCH/Unicamp). Investigadora no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa -IHC/UNL, Grupo de Pesquisa História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais. Membro do Comitê Editorial da Navegando Editores. É autora de "O Controle do Trabalho no Contexto da Reestruturação Produtiva do Capital" (CRV, 2011) e coordenadora de "Reestruturação Produtiva, Trabalho e Educação" (Xamã, 2012), Novos Contornos Trabalho, Educação e Alienação (2013), além de artigos em periódicos nacionais e estrangeiros. Coordenadora da equipe de investigadores brasileiros no âmbito do Protocolo de Cooperação Científica entre o Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa (IHC/UNL) e a UFU, junto ao PPGED/UFU, e ao INCIS/UFU. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: reestruturação produtiva, trabalho, educação. Pesquisadora CNPq/PQ.

Cílson César Fagiani, Universidade de Uberaba

Doutor em Educação (PPGED/UFU, bolsa Fapemig - 2016). Doutorado Sanduíche na Universidade Nova de Lisboa, Portugal (Bolsa Capes: 2013-2014). Pós-doutorado realizado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Bolsa CNPq: 2017-2018). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas (UFSCar -1991). Coordenou projetos de extensão envolvendo escolas de educação básica municipal e a Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência como coordenador pedagógico na Educação Básica e Profissional e como professor nos ensinos: Fundamental, Médio, EJA e Superior. Pesquisador no Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade (GPTES/UFU) junto a Linha de Pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação (PPGED/UFU). É investigador no Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHC/FCSH/UNL), Portugal. É membro do Grupo de Pesquisa História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais (IHC/FCSH/UNL). É professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba – UNIUBE.

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Publicado

2022-01-20