Teaching work in basic education in Brazil under industry 4.0

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e82504

Keywords:

Gestão Intercultural, Cultura, Ambiente de Trabalho

Abstract

The objective of the article is to analyze the teaching work in Basic Education in Brazil, especially from 2020, when the Covid-19 pandemic was declared, boosting the diffusion of telework in the context of Industry 4.0, the deepening of neoliberalism and the New Public Management (NGP). The methodology was based on bibliographic, documentary and research reports, as well as data analysis from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), in selected periods. The results indicate the spread of telework under neoliberalism and NGP, implying the deepening of the already precarious career of professional teaching under the pandemic.

Author Biographies

Fabiane Santana Previtali, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Ciências Sociais (UNESP/Araraquara,1992), Mestre em Sociologia (UNICAMP,1996), Doutora em Ciências Sociais (UNICAMP,2002), Pós-doutora pela (UNL/Portugal, 2014, apoio Capes). Professora Associado III no INCIS/ UFU. Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação - FACED/UFU e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - INCIS/UFU. Membro do Núcleo de Pesquisas em Ciências Sociais - NUPECS/UFU. Coordenadora do Laboratório de Ensino de Sociologia - LESOC/UFU. Coordenadora o Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e sociedade - GPTES/UFU. Membro do HISTEDBR, GT Trabalho, Educação e Formação Humana (PPGED/UFU) e do Grupo de Pesquisa Metamorfoses do Mundo do Trabalho (IFCH/Unicamp). Investigadora no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa -IHC/UNL, Grupo de Pesquisa História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais. Membro do Comitê Editorial da Navegando Editores. É autora de "O Controle do Trabalho no Contexto da Reestruturação Produtiva do Capital" (CRV, 2011) e coordenadora de "Reestruturação Produtiva, Trabalho e Educação" (Xamã, 2012), Novos Contornos Trabalho, Educação e Alienação (2013), além de artigos em periódicos nacionais e estrangeiros. Coordenadora da equipe de investigadores brasileiros no âmbito do Protocolo de Cooperação Científica entre o Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa (IHC/UNL) e a UFU, junto ao PPGED/UFU, e ao INCIS/UFU. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: reestruturação produtiva, trabalho, educação. Pesquisadora CNPq/PQ.

Cílson César Fagiani, Universidade de Uberaba

Doutor em Educação (PPGED/UFU, bolsa Fapemig - 2016). Doutorado Sanduíche na Universidade Nova de Lisboa, Portugal (Bolsa Capes: 2013-2014). Pós-doutorado realizado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Bolsa CNPq: 2017-2018). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas (UFSCar -1991). Coordenou projetos de extensão envolvendo escolas de educação básica municipal e a Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência como coordenador pedagógico na Educação Básica e Profissional e como professor nos ensinos: Fundamental, Médio, EJA e Superior. Pesquisador no Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade (GPTES/UFU) junto a Linha de Pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação (PPGED/UFU). É investigador no Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHC/FCSH/UNL), Portugal. É membro do Grupo de Pesquisa História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais (IHC/FCSH/UNL). É professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba – UNIUBE.

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Published

2022-01-20