The Brazilian Basic Education in Dispute: Indoctrination vs. Neutrality

Authors

  • Ana Cláudia Rodrigues de Oliveira Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Departamento de Ciências Sociais, Ensino Médio, Londrina, PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3433-6074
  • Fabio Lanza Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Londrina, PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2807-9075
  • Letícia Jovelina Storto Universidade Estadual do Norte do Paraná, Centro de Letras, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Cornélio Procópio, PR, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7175-338X

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592019v22n3p468

Abstract

This study examined the main ideological foundations and assumptions of the organization Escola sem Partido (School without Party) (ESP), based in the city of São Paulo, Brazil. This article discusses the implications of the perspectives and guidelines regarding education and society defended by the organization in the last decade, highlighting, more specifically, the developments of the debate in sociology teaching in high school. Documentary research collected electronic and printed material from the press, websites, and social media linked to ESP, which was studied using critical discourse analysis. The results highlight the concepts of ideological indoctrination and neutrality of teaching proposed by ESP, as well as the topics and agenda related to the issue of the curtailment of teaching practice and curricular components of the discipline of sociology. For the ESP, sociology could only be admitted when reflecting nomothetic standards of a positivist and scientific sociological knowledge, reproducing the organization’s project of a conservative society.

Author Biographies

Ana Cláudia Rodrigues de Oliveira, Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Departamento de Ciências Sociais, Ensino Médio, Londrina, PR, Brasil.

Mestra em Ciências Sociais do PPGSOC da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR (Licenciatura - 2013), bolsista do PIBID de Ciências Sociais no período de 2011 a 2013. Especializada em Ensino de Sociologia (UEL/2016) e docente de Sociologia no Ensino Médio pela Secretaria de Estado da Educação SEED-PR.

Fabio Lanza, Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Londrina, PR, Brasil.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara Campus da UNESP (Bacharelado-1997 e Licenciatura-2001), mestrado em História pela Faculdade de História Direito e Serviço Social Campus da UNESP de Franca (2001) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP (2006). Atualmente é professor do ensino superior no Departamento de Ciências Sociais, da Graduação, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Mestrado e da Especialização em Religiões e Religiosidades na Universidade Estadual de Londrina - PR (UEL), atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia das Religiões; Licenciatura e Ensino Religioso; trabalho: cooperativismo e Economia Solidária.

Letícia Jovelina Storto, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Centro de Letras, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Cornélio Procópio, PR, Brasil.

Doutora e mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Língua Portuguesa e graduada em Letras Vernáculas e Clássicas pela mesma instituição. Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Paulista (Unip). Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, PR. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) e do Mestrado em Letras (ProfLetras), ambos da UENP. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa (CNPq) Norma Urbana Culta, de São Paulo - NURC/SP (USP), Diálogos Linguísticos e Ensino - DIALE (UENP), Mídia, Religião e Cultura - MIRE (InterCom).

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Published

2019-11-08