A educação básica brasileira em disputa: doutrinação versus neutralidade

Autores

  • Ana Cláudia Rodrigues de Oliveira Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Departamento de Ciências Sociais, Ensino Médio, Londrina, PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3433-6074
  • Fabio Lanza Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Londrina, PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2807-9075
  • Letícia Jovelina Storto Universidade Estadual do Norte do Paraná, Centro de Letras, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Cornélio Procópio, PR, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7175-338X

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592019v22n3p468

Resumo

A partir da investigação sobre os principais fundamentos ideológicos e pressupostos da organização associativa Escola sem Partido (ESP), com sede na cidade de São Paulo, este trabalho busca analisar as implicações das perspectivas e pautas defendidas pela associação para a educação e à sociedade brasileira na última década, abrangendo, mais especificamente, seus desdobramentos no âmbito do ensino da Sociologia no nível médio da educação básica. A pesquisa documental ocorreu junto aos meios de comunicação, eletrônicos e impressos, websites e redes sociais vinculadas ao ESP e abordadas a partir de contribuições da análise crítica do discurso. Como resultado, destacamos os conceitos de doutrinação ideológica e neutralidade do ensino propostos pelo ESP, seus temas e pautas que recaem sobre a questão do cerceamento da prática docente e aos componentes curriculares da disciplina de Sociologia, admitida apenas, quando se aproxime dos padrões nomotéticos de um conhecimento sociológico positivista e cientificista, reprodutores do seu projeto societário conservador.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Rodrigues de Oliveira, Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Departamento de Ciências Sociais, Ensino Médio, Londrina, PR, Brasil.

Mestra em Ciências Sociais do PPGSOC da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR (Licenciatura - 2013), bolsista do PIBID de Ciências Sociais no período de 2011 a 2013. Especializada em Ensino de Sociologia (UEL/2016) e docente de Sociologia no Ensino Médio pela Secretaria de Estado da Educação SEED-PR.

Fabio Lanza, Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Londrina, PR, Brasil.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara Campus da UNESP (Bacharelado-1997 e Licenciatura-2001), mestrado em História pela Faculdade de História Direito e Serviço Social Campus da UNESP de Franca (2001) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP (2006). Atualmente é professor do ensino superior no Departamento de Ciências Sociais, da Graduação, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Mestrado e da Especialização em Religiões e Religiosidades na Universidade Estadual de Londrina - PR (UEL), atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia das Religiões; Licenciatura e Ensino Religioso; trabalho: cooperativismo e Economia Solidária.

Letícia Jovelina Storto, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Centro de Letras, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Cornélio Procópio, PR, Brasil.

Doutora e mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Língua Portuguesa e graduada em Letras Vernáculas e Clássicas pela mesma instituição. Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Paulista (Unip). Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, PR. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) e do Mestrado em Letras (ProfLetras), ambos da UENP. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa (CNPq) Norma Urbana Culta, de São Paulo - NURC/SP (USP), Diálogos Linguísticos e Ensino - DIALE (UENP), Mídia, Religião e Cultura - MIRE (InterCom).

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Publicado

2019-11-08