A saúde do trabalhador e a (des)proteção social no capitalismo contemporâneo

Autores

  • Aurora Marcionila de Assunção Ferreira UFPE – Recife – Pernambuco
  • Angela Santana do Amaral UFPE – Recife – Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que analisa as determinações sociais do afastamento dos trabalhadores acometidos por acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais e sua relação com as novas exigências do mundo produtivo, que resulta na perda da sua capacidade de trabalho e da saúde, colocando-os na condição de desprotegidos. A investigação foi fundamentada no aporte teóricometodológico da teoria social crítica, com ênfase na abordagem qualitativa, revisão da literatura sobre o tema e a realização de entrevistas semiestruturadas com dez trabalhadores que vivenciam a problemática do estudo, no período de 2010 a 2012. Os resultados evidenciaram a existência de mecanismos que são levados a cabo pelo Estado com fortes impactos na saúde dos trabalhadores.

Biografia do Autor

Aurora Marcionila de Assunção Ferreira, UFPE – Recife – Pernambuco

Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Assistente Social do Hospital das Clínicas da UFPE.

Angela Santana do Amaral, UFPE – Recife – Pernambuco

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Departamento de Serviço Social da UFPE.

Downloads

Publicado

2014-12-01