Restruturação produtiva na Europa

Autores

  • Raquel Cardeira Varela Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa
  • Luísa Barbosa Pereira Universidade Nova de Lisboa, Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592018v21n1p157

Resumo

Neste artigo analisamos a composição da força de trabalho na Europa e sua evolução, centrando-nos na relação entre precariedade, desemprego e segurança social, desde a crise de 1970 aos nossos dias, com particular atenção para as mudanças ocorridas depois da crise de 1970, da crise 1981-1984 e da crise de 2008. Centrar-nos-emos na composição da força de trabalho interna e externa (migrações) bem como nos efeitos a curto e médio prazo dos programas sociais focalizados e seu impacto na restruturação da força de trabalho, que veio colocar em causa o pacto social erguido na Europa do Norte e centro no pós guerra e na Europa do sul depois da revolução portuguesa e da transição espanhola nos anos 70 do século XX. As fontes deste trabalho são quantitativas (estatísticas da Comissão Europeia, análise de balanços sociais de empresa, Eurostat e INE) e qualitativas (pesquisa da evolução das políticas sindicais, entrevistas, entre outras).

Biografia do Autor

Raquel Cardeira Varela, Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa

Raquel Varela (1978) é investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o Grupo de Estudos do Trabalho e dos Conflitos Sociais e investigadora honorária do Instituto Internacional de História social, onde co-coordena com Marcel van der Linden e Elise van Nederveen Meerkerk o projecto internacional "In the Same Boat? Shipbuilding and ship repair workers around the World (1950-2010)".

Luísa Barbosa Pereira, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa

Doutora em sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014) com doutorado sanduíche em história contemporânea na Universidade Nova de Lisboa e no International Institute of Social History (2014). Graduação e licenciatura plena em ciências sociais pela UFRJ (2008), mestrado em sociologia e antropologia pela UFRJ (2010) . Atualmente é docente em sociologia no Colégio Estadual João de Oliveira Botas e Colégio Municipal Paulo Freire (Armação dos Búzios-RJ), pesquisadora no International Institute of Social History, no Observatório para as Condições de Vida e Arquivo da Memória Operária do Rio de Janeiro. Autora de "Justa Causa Pro Patrão" (Multifoco, 2012) e "Navegar é preciso" (Multifoco, 2015). Tem experiência de pesquisa em história social. memória, trabalho, indústria naval, justiça, e, mais recentemente, educação e juventude.

Downloads

Publicado

2018-02-09