A categoria ideologia em Marx e a questão da “falsa consciência”

Autores/as

  • Luiz Agostinho de Paula Baldi Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0096-0250

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592019v22n3p631

Resumen

O presente artigo versa sobre a categoria ideologia em Marx e seu debate em torno da questão da “falsa consciência”. Para tanto, se baseia nas formulações de Marx sobre alienação e fetichismo da mercadoria, que possibilitam apreender esta categoria. Posteriormente, expõe uma aproximação ao debate corrente na tradição marxista, por meio de alguns autores contemporâneos que trabalharam o tema, explicitando polêmicas analíticas que implicam na questão se a ideologia deve ser apreendida apenas em seu sentido negativo, como “falsa consciência”, ou também num sentido mais amplo, considerando as formulações do campo do trabalho, críticas à ideologia dominante, como positivamente ideológicas, apontando para a superação do modo de produção capitalista. O resultado deste estudo assinala a importância de se apreender a ideologia em seu sentido negativo, considerando a centralidade da dimensão de “falsa consciência”, desde que compreendida numa perspectiva dialética, como consciência invertida de uma sociedade que se apresenta de modo invertido.

Biografía del autor/a

Luiz Agostinho de Paula Baldi, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Assistente Social; Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Doutorando em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2019-11-08