A categoria ideologia em Marx e a questão da “falsa consciência”

Autores

  • Luiz Agostinho de Paula Baldi Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0096-0250

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592019v22n3p631

Resumo

O presente artigo versa sobre a categoria ideologia em Marx e seu debate em torno da questão da “falsa consciência”. Para tanto, se baseia nas formulações de Marx sobre alienação e fetichismo da mercadoria, que possibilitam apreender esta categoria. Posteriormente, expõe uma aproximação ao debate corrente na tradição marxista, por meio de alguns autores contemporâneos que trabalharam o tema, explicitando polêmicas analíticas que implicam na questão se a ideologia deve ser apreendida apenas em seu sentido negativo, como “falsa consciência”, ou também num sentido mais amplo, considerando as formulações do campo do trabalho, críticas à ideologia dominante, como positivamente ideológicas, apontando para a superação do modo de produção capitalista. O resultado deste estudo assinala a importância de se apreender a ideologia em seu sentido negativo, considerando a centralidade da dimensão de “falsa consciência”, desde que compreendida numa perspectiva dialética, como consciência invertida de uma sociedade que se apresenta de modo invertido.

Biografia do Autor

Luiz Agostinho de Paula Baldi, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Assistente Social; Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Doutorando em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2019-11-08