Aprendizagem flexível como o novo princípio educativo para a classe trabalhadora

Autores

Resumo

O artigo analisa o desenvolvimento e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na sociedade capitalista, a partir do segundo decênio dos anos 2000, com objetivo de revelar o projeto de formação profissional para a classe trabalhadora. Amparado em uma perspectiva socio-histórica, recorreu à análise bibliográfica e documental para identificar, nos principais aparelhos privados de hegemonia, as diretrizes das políticas educacionais contemporâneas e evidenciar os mecanismos político-ideológicos que reconfiguram as experiências de formação mediadas pelas TICs. Os resultados expõem o contexto de expansão do uso das tecnologias de informação e comunicação nos marcos do desemprego, da flexibilização, desregulamentação do trabalho e do fenômeno da “uberização”. Revelam as estratégias de adequação do trabalhador à sociabilidade capitalista, com destaque para a formação de habilidades genéricas e competências socioemocionais, as quais incidem no campo didático-pedagógico, conformando- o em espaço de acumulação e reprodução do capital.

Biografia do Autor

Taise Cristina Gomes Clementino de Negreiros, Universidade de Brasília

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco 

Professora Adjunto I do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília 

Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de Ciências (ICC NORTE - Asa Norte, Brasília - DF, 70910-900

Angela Santana do Amaral, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro;

Pós-doutorado em Sociologia do Trabalho na Universidade Complutense de Madrid- Espanha; 

Professora Associada IV do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco 

Universidade Federal de Pernambuco, Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901

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Publicado

2021-09-28