Ensino e formação virtuais: a nova estratégia do projeto de educação a serviço do capital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e86945

Palavras-chave:

Formação virtual, Estratégia do capital, Projeto de educação, Organismos internacionais

Resumo

Este artigo desenvolve a hipótese de que há uma íntima relação entre os interesses do capital e educação, como
estratégia na construção dos sujeitos que vão disputar um mercado de trabalho escasso, precário e instável. Analisa alguns
documentos dos organismos multilaterais, seus mecanismos ideológicos e estratégias acionadas na direção de construir
consensos sobre a necessidade de um “novo” projeto educacional, no qual há a substituição lenta e gradual do ensino
presencial, via sistemas híbridos. Está em curso a mudança mais concreta, completa e complexa do ensino/educação: sua
virtualização ou digitalização, que foi projetada desde a reforma de Bolonha (1999). Concluímos que o capital, em sua busca
de valorização, encontrou na pandemia as estratégias e táticas para a continuidade e intensificação do uso de tecnologias digitais na educação, transformando-a em ensino a distância e impondo um novo projeto educacional. Este projeto encontrou uma
oportunidade e uma justificativa sem precedentes: a Covid-19.

Biografia do Autor

Yolanda Guerra, UFRJ

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)
Docente associada aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Virginia Alves Carrara, Universidade Federal de Ouro Preto-MG

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ)
Docente associada III da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Alcina Martins, Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra, Portugal

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)
Docente associada do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), Coimbra-Portugal

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Publicado

2022-08-30