Ensino e formação virtuais: a nova estratégia do projeto de educação a serviço do capital
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e86945Palavras-chave:
Formação virtual, Estratégia do capital, Projeto de educação, Organismos internacionaisResumo
Este artigo desenvolve a hipótese de que há uma íntima relação entre os interesses do capital e educação, como
estratégia na construção dos sujeitos que vão disputar um mercado de trabalho escasso, precário e instável. Analisa alguns
documentos dos organismos multilaterais, seus mecanismos ideológicos e estratégias acionadas na direção de construir
consensos sobre a necessidade de um “novo” projeto educacional, no qual há a substituição lenta e gradual do ensino
presencial, via sistemas híbridos. Está em curso a mudança mais concreta, completa e complexa do ensino/educação: sua
virtualização ou digitalização, que foi projetada desde a reforma de Bolonha (1999). Concluímos que o capital, em sua busca
de valorização, encontrou na pandemia as estratégias e táticas para a continuidade e intensificação do uso de tecnologias digitais na educação, transformando-a em ensino a distância e impondo um novo projeto educacional. Este projeto encontrou uma
oportunidade e uma justificativa sem precedentes: a Covid-19.
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