DEBATENDO O ESPAÇO VIRTUAL EM AULAS DE GEOGRAFIA NO PROEJA

Autores

Resumo

O presente trabalho relata uma prática pedagógica, realizada na disciplina de Geografia, em que o espaço virtual foi tema de um seminário desenvolvido durante o segundo semestre letivo de 2019, em uma turma de 2º Período do Curso Técnico em Metalurgia Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Vitória, na modalidade PROEJA. Na realização do seminário proposto, a turma foi dividida em doze grupos, que variavam entre dois e três componentes. Cada grupo ficou responsável por apresentar um texto que tinha a internet como principal temática. Para a produção deste artigo, observamos as três aulas em que o seminário foi realizado e posteriormente relatamos as principais observações e conclusões feitas pelos alunos em suas apresentações, buscando relacioná-las com alguns dos referenciais bibliográficos que abordam o espaço virtual. De maneira geral, os alunos demonstraram bastante interesse pelo seminário, pois, a partir dessa experiência didática, puderam melhor refletir sobre como utilizam a internet em seus cotidianos e também na aquisição de novos conhecimentos. Portanto, consideramos que esta experiência didática, ao trazer a reflexão sobre os riscos e possibilidades do espaço virtual para dentro da sala de aula, devido ao seu considerável êxito, é passível de ser replicada em outras turmas, tanto de PROEJA, quanto do designado “ensino regular”.

Biografia do Autor

Francisco Fernandes Ladeira, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre em Geografia pela UFSJ 

Articulista do Observatporio da Imprensa 

Professor do IFES - Campus Vitoria 

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Publicado

2020-05-15

Edição

Seção

Artigos Científicos