A percepção dos estudantes sobre o rural e o urbano no ensino fundamental:
estudo de caso em Porto Franco-MA
Resumo
No ensino de Geografia, os alunos têm diferentes visões sobre o espaço geográfico. Ressalta-se que é necessário privilegiar os saberes prévios dos alunos, analisando de que forma percebem o espaço onde vivem e as relações com os espaços circundantes para a melhoria do ensino-aprendizagem. A partir dessa premissa, o estudo recai sobre a Unidade Escolar João Tavares da Costa, localizada na zona rural de Porto Franco-MA afim de analisar a percepção dos alunos sobre o espaço rural, onde vivem e tem relações de identidade e o espaço urbano. Para isso, utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação questionário com perguntas abertas e fechadas em alunos do 9°ano do ensino fundamental, no primeiro semestre de 2021, através do aplicativo Google Forms. Como resultado, foi possível perceber que os alunos investigados compreendem o espaço rural e o urbano de forma bem dicotômica e demarcada.
Palavras-chave: Espaço rural. Espaço urbano. Ensino de Geografia. Percepção. Porto Franco-MA
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