A percepção dos estudantes sobre o rural e o urbano no ensino fundamental:

estudo de caso em Porto Franco-MA

Autores

Resumo

No ensino de Geografia, os alunos têm diferentes visões sobre o espaço geográfico. Ressalta-se que é necessário privilegiar os saberes prévios dos alunos, analisando de que forma percebem o espaço onde vivem e as relações com os espaços circundantes para a melhoria do ensino-aprendizagem. A partir dessa premissa, o estudo recai sobre a Unidade Escolar João Tavares da Costa, localizada na zona rural de Porto Franco-MA afim de analisar a percepção dos alunos sobre o espaço rural, onde vivem e tem relações de identidade e o espaço urbano. Para isso, utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação questionário com perguntas abertas e fechadas em alunos do 9°ano do ensino fundamental, no primeiro semestre de 2021, através do aplicativo Google Forms. Como resultado, foi possível perceber que os alunos investigados compreendem o espaço rural e o urbano de forma bem dicotômica e demarcada.

Palavras-chave: Espaço rural.  Espaço urbano. Ensino de Geografia. Percepção. Porto Franco-MA

Biografia do Autor

Tatiana Colasante, Universidade Federal do Maranhão

Bacharela em Turismo e Hotelaria pela Universidade Norte do Paraná. Licenciada e Bacharela em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, campus Presidente Prudente.  Professora da Universidade Federal do Maranhão, campus de São Bernardo.

Ester Suzanne Bezerra Pedroza, Universidade Federal do Maranhão

Bacharela em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão.

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Publicado

2022-12-01