Pensando as relações entre TDICs e Geografia Escolar
para além de uma visão instrumental
Palavras-chave:
Dispositivos. Ensino. Sala de Aula.Resumo
O presente trabalho reflete sobre as relações entre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e ensino de Geografia na educação básica. Para tanto, em um primeiro momento, tecemos algumas considerações sobre como o uso das tecnologias digitais modifica as formas como pensamos, nos comunicamos, aprendemos e adquirimos informações. Posteriormente, abordamos as mudanças que o uso contínuo das TDICs pode acarretar nas diferentes formas de se perceber e conceituar as categorias-chave e temáticas trabalhadas na Geografia Escolar. Nas considerações finais, chamamos a atenção para o fato de que a mera incorporação das modernas tecnologias no ambiente escolar não garante, automaticamente, a inovação didática, pois o êxito pedagógico das TDICs está condicionado à aplicação de uma metodologia que seja bem arquitetada e conduzida pelo professor.
Referências
ALONSO, Katia Morosov et al. Aprender e Ensinar em tempos de Cultura Digital. Em Rede, [S. l.], v. 1, n. 1, 2014, p. 152-168. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/16. Acesso em: 18 fev. 2023.
BAUMAN, Zygmunt; DONSKIS, Leonidas. Cegueira Moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
BAUMAN, Zygmunt; LEONCINI, Thomas. Nascidos em tempos líquidos: transformações no terceiro milênio. São Paulo: Ed. Schwarcz-Companhia das Letras, 2018.
BEHAR, Patrícia Alejandra. Competências digitais na educação (Palestra), III Simpósio Educação, Tecnologia e Sociedade, UFMG, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Rm5xu0fGpbk&t=796s. Acesso em: 21 fev. 2023.
BELLONI, Maria Luiza; GOMES, Nilza Godoy. Infância, Mídias e Aprendizagem: Autodidaxia e colaboração. Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 104 - Especial, p. 717-746, out. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0529104.pdf. Acesso em: 4 fev. 2023.
CANTO, Tânia Seneme do. A cartografia na era da cibercultura: mapeando outras geografias no ciberespaço. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.
CLAVAL, Paul. Geografia: Terra dos Homens. São Paulo: Contexto, 2010.
COIMBRA, Thainá S. Ensinar e aprender Geografia com TICs cotidianas. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional. Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes, 2017.
FIORI, Alexandra. Navegar na internet é principal lazer para 54% dos jovens, Rádio Timbira, 30 de outubro de 2019. Disponível em: http://radiotimbira.ma.gov.br/navegar-na-internet-e-principal-lazer-para-54-dos-jovens/. Acesso em: 23 fev. 2023.
FURTADO, Ires de Oliveira. A importância da análise da paisagem para o ensino de geografia: os smartphones como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Pelotas, 2015.
GABRIEL, Martha Carrer Cruz. Educar – A (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.
GOMES, Paulo Cesar da Costa. Quadros Geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro: Record, 2017.
HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2018.
HENKEL, Linda A. In: ASSOCIATION FOR PSYCHOLOGICAL SCIENCE. No Pictures, Please: Taking Photos May Impede Memory of Museum Tour, December 9, 2013. Disponível em: https://www.psychologicalscience.org/news/releases/no-pictures-please-taking-photos-may-impede-memory-of-museum-tour.html. Acesso em: 12 fev. 2023.
HERCULANO-HOUZEL, Suzana. Quem você espera que vá querer ser cientista?, Folha Corrida, Folha de S. Paulo, ano 103, n. 34.292, p. B14, 21 de fev. 2023.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2002.
MEDAWAR, Peter Brian. Os limites da ciência. São Paulo: Ed. UNESP, 2008.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina; 2006.
MORNING CONSULT. The influencer report: engaging gen z and millennials. 2019. Disponível em: https://morningconsult.com/influencer-report-engaging-gen-z-and-millennials/. Acesso em: 26 fev. 2023.
NEVES, Barbara Coelho. Tecnologia e mediação: uma abordagem cognitiva da inclusão digital. Curitiba: CRV, 2017.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009
RIBEIRO, Roberto Souza. Do papel à tela: a cultura digital e a ressignificação do conceito de lugar no ensino de Geografia escolar. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Florianópolis, 2020.
ROMANOVSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. A aula como expressão da prática pedagógica. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 169-186.
RUAS, Carlos. Mundo Avesso – Ensinando a nadar no mar de informação, 27 de janeiro de 2018. Disponível em: https://www.umsabadoqualquer.com/mundo-avesso-ensinando-a-nadar-no-mar-de-informacao/. Acesso em: 21 fev. 2023.
SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos; BOTÊLHO, Lucas Antônio Viana; SANTOS, Mateus Ferreira (orgs.). Ensaios epistemológicos plurais em ensino de Geografia. Recife: Edições LEGEP/UFPE, 2023.
SANTOS PINTO, Kinsey. Geografia: ensino e neurociências. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Alegre, 2015.
SOUZA, Jessé. Como o racismo criou o Brasil. São Paulo: Estação Brasil, 2021.
TONETTO, Élida Pasini; TONINI, Ivaine Maria. Ensinar e aprender Geografia com/nas redes sociais. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 87-96, jan./jun., 2015. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/GIRAMUNDO/article/view/221. Acesso em: 16 fev. 2023.
VALLE, Luiz Felipe Catusso. O ciberespaço na percepção e construção do espaço geográfico: desafios na produção de conhecimento. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte, 2021.
WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era. São Paulo: Contexto, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.