Pensando as relações entre TDICs e Geografia Escolar

para além de uma visão instrumental

Autores

Palavras-chave:

Dispositivos. Ensino. Sala de Aula.

Resumo

O presente trabalho reflete sobre as relações entre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e ensino de Geografia na educação básica. Para tanto, em um primeiro momento, tecemos algumas considerações sobre como o uso das tecnologias digitais modifica as formas como pensamos, nos comunicamos, aprendemos e adquirimos informações. Posteriormente, abordamos as mudanças que o uso contínuo das TDICs pode acarretar nas diferentes formas de se perceber e conceituar as categorias-chave e temáticas trabalhadas na Geografia Escolar. Nas considerações finais, chamamos a atenção para o fato de que a mera incorporação das modernas tecnologias no ambiente escolar não garante, automaticamente, a inovação didática, pois o êxito pedagógico das TDICs está condicionado à aplicação de uma metodologia que seja bem arquitetada e conduzida pelo professor.

Biografia do Autor

Francisco Fernandes Ladeira, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas. 

Referências

ALONSO, Katia Morosov et al. Aprender e Ensinar em tempos de Cultura Digital. Em Rede, [S. l.], v. 1, n. 1, 2014, p. 152-168. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/16. Acesso em: 18 fev. 2023.

BAUMAN, Zygmunt; DONSKIS, Leonidas. Cegueira Moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

BAUMAN, Zygmunt; LEONCINI, Thomas. Nascidos em tempos líquidos: transformações no terceiro milênio. São Paulo: Ed. Schwarcz-Companhia das Letras, 2018.

BEHAR, Patrícia Alejandra. Competências digitais na educação (Palestra), III Simpósio Educação, Tecnologia e Sociedade, UFMG, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Rm5xu0fGpbk&t=796s. Acesso em: 21 fev. 2023.

BELLONI, Maria Luiza; GOMES, Nilza Godoy. Infância, Mídias e Aprendizagem: Autodidaxia e colaboração. Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 104 - Especial, p. 717-746, out. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0529104.pdf. Acesso em: 4 fev. 2023.

CANTO, Tânia Seneme do. A cartografia na era da cibercultura: mapeando outras geografias no ciberespaço. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.

CLAVAL, Paul. Geografia: Terra dos Homens. São Paulo: Contexto, 2010.

COIMBRA, Thainá S. Ensinar e aprender Geografia com TICs cotidianas. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional. Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes, 2017.

FIORI, Alexandra. Navegar na internet é principal lazer para 54% dos jovens, Rádio Timbira, 30 de outubro de 2019. Disponível em: http://radiotimbira.ma.gov.br/navegar-na-internet-e-principal-lazer-para-54-dos-jovens/. Acesso em: 23 fev. 2023.

FURTADO, Ires de Oliveira. A importância da análise da paisagem para o ensino de geografia: os smartphones como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Pelotas, 2015.

GABRIEL, Martha Carrer Cruz. Educar – A (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.

GOMES, Paulo Cesar da Costa. Quadros Geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro: Record, 2017.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2018.

HENKEL, Linda A. In: ASSOCIATION FOR PSYCHOLOGICAL SCIENCE. No Pictures, Please: Taking Photos May Impede Memory of Museum Tour, December 9, 2013. Disponível em: https://www.psychologicalscience.org/news/releases/no-pictures-please-taking-photos-may-impede-memory-of-museum-tour.html. Acesso em: 12 fev. 2023.

HERCULANO-HOUZEL, Suzana. Quem você espera que vá querer ser cientista?, Folha Corrida, Folha de S. Paulo, ano 103, n. 34.292, p. B14, 21 de fev. 2023.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2002.

MEDAWAR, Peter Brian. Os limites da ciência. São Paulo: Ed. UNESP, 2008.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina; 2006.

MORNING CONSULT. The influencer report: engaging gen z and millennials. 2019. Disponível em: https://morningconsult.com/influencer-report-engaging-gen-z-and-millennials/. Acesso em: 26 fev. 2023.

NEVES, Barbara Coelho. Tecnologia e mediação: uma abordagem cognitiva da inclusão digital. Curitiba: CRV, 2017.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009

RIBEIRO, Roberto Souza. Do papel à tela: a cultura digital e a ressignificação do conceito de lugar no ensino de Geografia escolar. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Florianópolis, 2020.

ROMANOVSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. A aula como expressão da prática pedagógica. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 169-186.

RUAS, Carlos. Mundo Avesso – Ensinando a nadar no mar de informação, 27 de janeiro de 2018. Disponível em: https://www.umsabadoqualquer.com/mundo-avesso-ensinando-a-nadar-no-mar-de-informacao/. Acesso em: 21 fev. 2023.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos; BOTÊLHO, Lucas Antônio Viana; SANTOS, Mateus Ferreira (orgs.). Ensaios epistemológicos plurais em ensino de Geografia. Recife: Edições LEGEP/UFPE, 2023.

SANTOS PINTO, Kinsey. Geografia: ensino e neurociências. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Alegre, 2015.

SOUZA, Jessé. Como o racismo criou o Brasil. São Paulo: Estação Brasil, 2021.

TONETTO, Élida Pasini; TONINI, Ivaine Maria. Ensinar e aprender Geografia com/nas redes sociais. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 87-96, jan./jun., 2015. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/GIRAMUNDO/article/view/221. Acesso em: 16 fev. 2023.

VALLE, Luiz Felipe Catusso. O ciberespaço na percepção e construção do espaço geográfico: desafios na produção de conhecimento. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte, 2021.

WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era. São Paulo: Contexto, 2019.

Downloads

Publicado

2023-05-30