O contexto das imagens nas capas da revista National Geographic Brasil

Autores

Palavras-chave:

Imaginário Geográfico. Cultura Visual. Educação pelas Imagens.

Resumo

Neste artigo buscamos compreender de que maneira o Brasil é representado nas capas da revista National Geographic Brasil. Existe uma tendência de representar o país de uma determinada forma? Como isso nos educa geograficamente e constrói uma certa imagem de Brasil nas pessoas que acessam a revista? A partir dessas perguntas, investigamos a representação do Brasil nas capas da revista National Geographic Brasil, e como isso constrói imaginários geográficos sobre o país. Para tanto, foram selecionadas 140 capas da revista publicadas nos anos 2000 a 2011, destas, seis trazem o Brasil em destaque. Depois de selecionar as capas, foram realizadas as análises das mesmas por meio da leitura da imagem e dos textos a ela associados. Em seguida, realizamos a descrição de cada capa para, depois, fazer os agrupamentos temáticos e analisar esse conteúdo. As capas da revista National Geographic Brasil, que abordam o país, trazem uma perspectiva predominantemente voltada para o destaque na fauna e na flora, sendo que a abordagem de maior representatividade é a Amazônia, explorada nas capas de diferentes maneiras. Isso cria uma imagem do Brasil na consciência internacional de engajamento na conservação ambiental e da história dos povos que vivem no país. Assim, a pesquisa problematizou como as imagens podem nos educar geograficamente a reconhecer espaços e territórios brasileiros.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius de Lima Xavier, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciado em Geografia, pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Ana Paula Nunes Chaves, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação, pela Universidade de São Paulo. Mestra em Geografia, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharela e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina.

 

 

Referências

ARAÚJO, Eva Nizon. A imagem da National Geographic à luz da semiótica. Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga, Braga, jun. 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/45275212/A_imagem_da_National_Geographic_à_luz_d asemiótica. Acesso em: 25 jun. 2022.

BAITZ, Rafael. Fotografia e Nacionalismo: A Revista The National Geographic Magazine e a Construção da Identidade Nacional Norte Americana (1895-1914). Revista de História, s/l, n. 153, p. 225-250, ago.-out. 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19011/21074. Acesso em: 6 maio 2023.

HOLLMAN, Verónica Carolina. Los contextos de las imágenes: un itinerario metodológico para la indagación de lo visual. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, seção n. 36, p. 61-83, jul.-dez. 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/view/18934. Acesso em: 6 maio 2023.

NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. National Geographic Brasil, Brasil, v. 12, ed. 138, set. 2011. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/revista. Acesso em: 6 maio 2022.

NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. National Geographic Brasil, Brasil, v. 11, ed. 128, nov. 2010. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/revista. Acesso em: 6 maio 2022.

NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. National Geographic Brasil, Brasil, v. 11, ed. 122, maio 2010. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/revista. Acesso em: 6 maio 2022.

NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. National Geographic Brasil, Brasil, v. 7, ed. 82, jan. 2007. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/revista. Acesso em: 6 maio 2022.

NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. National Geographic Brasil, Brasil, v. 4, ed. 47, mar. 2004. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/revista. Acesso em: 6 maio 2022.

NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. National Geographic Brasil, Brasil, v. 4, ed. 40, ago. 2003. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/revista. Acesso em: 6 maio 2022.

SOUZA, Daniel Rodrigo Meirinho. A Fotografia Enquanto Representação do Real: A identidade visual criada pelas imagens dos povos do Médio-Oriente publicadas na National Geographic. Observatorio, s./l., v. 4, p. 117-137, 2010. Disponível em: https://www.bocc.ubi.pt/pag/souza-daniel-a-fotografia-enquanto-representacao-do-real.pdf. Acesso em: 6 maio 2023.

VASCONCELLOS, Bruna; GOLDCHMIT, Sara Miriam. Narrativas visuais fotográficas na revista National Geographic Brasil: um estudo de caso. Infodesign, São Paulo, v. 16. p. 143-156, 2019. Disponível em: https://www.infodesign.org.br/infodesign/article/view/671. Acesso em: 6 maio 2023.

Downloads

Publicado

2023-05-30