O Google Maps e a Geografia

proposta de aprendizagem interdisciplinar e significativa no ensino fundamental

Autores

  • Angelica Veronica de Oliveira Martins UFRN
  • Selma Alas Martins UFRN

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Aprendizagem Significativa, Sequência Didática, Ensino Fundamental, Google Maps

Resumo

A fim de provocar mudanças, sensibilizar e motivar os professores da rede municipal de ensino de Parnamirim/RN desenvolvemos uma pesquisa de mestrado que articulou a ferramenta Google Maps às diferentes disciplinas, nos anos iniciais do ensino fundamental, de forma a tornar a aprendizagem mais interessante e significativa. A pesquisa apresenta características de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa com etapas de caráter exploratório. O objetivo geral foi desenvolver uma proposta metodológica interdisciplinar com base na aprendizagem significativa para os professores anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo a Geografia e o Google Maps como elo de integração. Para obtenção dos dados elaboramos sequência didática, utilizamos questionários aplicados a professores, roda de conversa com alunos, além de registros feitos ao longo da aplicação da sequência didática. Apesar das dificuldades, conseguimos avaliar positivamente a sequência didática com alunos do 4° do EF e professoras, o que possibilitou a construção do Guia Didático GeoIntegra.

Biografia do Autor

Angelica Veronica de Oliveira Martins, UFRN

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Especialista em Geoprocessamento e Cartografia Digital pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Graduada em Pedagogia pela Universidade Potiguar 2016. Mestra em Inovação em Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPgITE/IMD (2022). Professora da rede Estadual do RN e da rede municipal de Parnamirim/RN.

Selma Alas Martins, UFRN

Pós-doutorado em Cièncias de Educação pela Université de Lyon2 (2010), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Professora de língua francesa na Universidade Federal do Rio Grande do Norte de 1995 a 2018. Atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE-UFRN). Atua, principalmente, nos seguintes temas: metodologia do ensino, formação de professores e intercompreensão de línguas românicas. Possui projetos de formação e inserção da intercompreensão entre línguas românicas na educação básica pública municipal de Natal.

Referências

AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.

FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: Efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 2011.

MARTINS, A. V. O. Guia Didático GeoIntegra. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.

MARTINS, A. V. O. O google maps e o ensino interdisciplinar de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48473

MARTINS, A. V. O. GeoIntegra. Youtube, 21 jan. 2021. Disponível em: https://youtu.be/Cz3krx78jYo. Acesso em: 3 nov. 2023.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. 2 ed. São Paulo: Centauro. 2001.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ZABALA, A. A prática educativa: Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2023-11-29 — Atualizado em 2024-02-08

Versões