O Google Maps e a Geografia
proposta de aprendizagem interdisciplinar e significativa no ensino fundamental
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Aprendizagem Significativa, Sequência Didática, Ensino Fundamental, Google MapsResumo
A fim de provocar mudanças, sensibilizar e motivar os professores da rede municipal de ensino de Parnamirim/RN desenvolvemos uma pesquisa de mestrado que articulou a ferramenta Google Maps às diferentes disciplinas, nos anos iniciais do ensino fundamental, de forma a tornar a aprendizagem mais interessante e significativa. A pesquisa apresenta características de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa com etapas de caráter exploratório. O objetivo geral foi desenvolver uma proposta metodológica interdisciplinar com base na aprendizagem significativa para os professores anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo a Geografia e o Google Maps como elo de integração. Para obtenção dos dados elaboramos sequência didática, utilizamos questionários aplicados a professores, roda de conversa com alunos, além de registros feitos ao longo da aplicação da sequência didática. Apesar das dificuldades, conseguimos avaliar positivamente a sequência didática com alunos do 4° do EF e professoras, o que possibilitou a construção do Guia Didático GeoIntegra.
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- 2024-02-08 (2)
- 2023-11-29 (1)
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