Educação Ambiental em foco

O raciocínio geográfico como ferramenta transformadora

Autores

  • Mikcael Paes Negrão Universidade Federal do Tocantins - UFT

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, Raciocínio Geográfico

Resumo

O propósito deste trabalho é explorar a contribuição substancial do raciocínio geográfico como uma ferramenta transformadora na educação ambiental, enfatizando a relevância dessa habilidade no contexto da formação básica. A convergência entre esses dois campos de conhecimento se destaca como uma abordagem essencial para enfrentar os desafios ecológicos do século XXI. Reconhecer a importância de compreender as relações, dinâmicas e processos presentes, assim como os impactos das atividades humanas no planeta, confere à geografia um papel fundamental na apreensão da realidade socioeconômica e ambiental. Chegou-se a conclusão que o desenvolvimento do raciocínio geográfico pode promover a consolidação da educação ambiental. O estudo se baseou em pesquisa bibliográfica, visando adquirir conhecimento consolidado, informações relevantes e estabelecer um diálogo construtivo entre diferentes autores.

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Publicado

2023-11-29 — Atualizado em 2024-02-08

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