Com Globos e Mapas Podemos Percorrer “O Perto” e “O Longe”: Aa Vivências Espaciais das Crianças
Resumo
A Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pode ser um componente curricular significativo na mediação das crianças com a leitura do mundo. Conversando com as crianças sobre suas vivências espaciais, ouvindo o que elas têm a nos dizer em momentos de interação com os globos, mapas e atividades de representação do espaço, encontramos possibilidades de contribuir para a construção de outros olhares sobre suas experiências com a Cartografia, bem como possibilidades que desafiem a refletir e construir conhecimentos sobre a espacialidade e sua representação. Diante destas proposições, o texto aborda recortes de trabalho de situações vivenciadas em momentos de interação de turmas de crianças com a Cartografia nos anos de 2014 e 2013. Utilizando globos terrestres, a leitura e a construção de mapas, as propostas foram desenvolvidas junto a turmas de alunos do Ensino Fundamental de uma escola localizada no Bairro Centro, em Lajeado, no Rio Grande do Sul. E também a partir de cenas registradas no diário de pesquisa, onde foram coletadas observações de crianças da Educação Infantil interagindo com o globo terrestre. Nosso intuito foi o de ampliar as reflexões a partir de experiências das crianças com a Cartografia, propondo momentos de interação e atividades nas quais as crianças expressaram e representaram graficamente as maneiras como acontecem as suas apropriações do espaço vivido e como esses movimentos podem ser compreendidos nas suas falas. E em outro momento, situações em que interagiram com o globo terrestre e as interações advindas desse contato. Observamos que o maior contato das crianças com os globos terrestres e os mapas em sala de aula, desperta a curiosidade, cria possibilidades de fazer perguntas, buscar respostas e elaborar conhecimentos sobre o espaço e sua representação. Esse saber é básico para pensar possibilidades de intervenção e ações enquanto cidadãos.
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