Três Estados para uma Aula de Geografia

Autor/innen

  • Bruno Nunes Batista Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Abstract

O presente texto propõe-se a discutir o ensino de Geografia, na contemporaneidade, através de três eixos temáticos, que estão ancorados em uma perspectiva de educação construtivista, com base na pedagogia social e crítica. Começamos elencando a categoria do espaço geográfico lugar, partindo do pressuposto de que ensinar Geografia baseia-se na relação do cotidiano escolar com a totalidade espacial. Na sequência, apresentamos a presentificação geográfica como possibilidade de ensino, enquanto uma técnica que traduz didaticamente o currículo a partir das diferentes temporalidades que coexistem em um mesmo espaço social. No terceiro eixo, defendemos a necessidade da construção do conhecimento geográfico utilizando métodos ativos alicerçados na autoria e na colaboração, compreendo a Geografia escolar como um componente vinculado à esfera social e política. Encerramos a discussão defendendo a carga intersubjetiva contida no ensino de Geografia, pois toda didática geográfica tem uma conotação temporal específica ao contexto da aprendizagem.

Autor/innen-Biografie

Bruno Nunes Batista, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Geografia (Ensino) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e licenciado em Geografia pela UFRGS. Professor da Rede Pública de Ensino.

Veröffentlicht

2015-11-30

Ausgabe

Rubrik

Espaço Metodológico