O Pibid de geografia e as aproximações com o futuro campo de trabalho: experiência vivida na Escola de Educação Básica Professor Américo Vespúcio Prates

Autor/innen

  • Leila Procópia do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino, Florianópolis, SC, Brasil http://orcid.org/0000-0001-9345-3276
  • Felipe Terra de Oliveira Silva Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, SC, Brasil http://orcid.org/0000-0001-6848-0336
  • Jéssica Siveira de Vasconcelos Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, SC, Brasil http://orcid.org/0000-0003-3330-4396
  • Mateus Alves Garcia Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, SC, Brasil

Abstract

Este artigo apresenta alguns registros sobre a experiência vivida pelos bolsistas de Iniciação à Docência e pela professora coordenadora e supervisores do Subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid/Capes (2018/2019), da Universidade Federal de Santa Catarina, desenvolvido numa escola da rede estadual de ensino. O texto traz elementos para refletir sobre a materialidade concreta de uma escola pública, aspectos que permeiam a infraestrutura física da escola, situação socioeconômica das comunidades acolhidas por esta escola, condições do trabalho dos(as) professores(as) e também sobre a importância do Programa Pibid como forma inserção às experiências com o futuro campo de trabalho para o Licenciado de Geografia. Compreendemos que o Pibid até aqui possibilitou aos licenciandos do curso de Geografia da UFSC uma importante aproximação e vivência do ambiente escolar com os dilemas e alegrias no ‘ser professor’ e viver a Escola na sua concretude.

Autor/innen-Biografien

Leila Procópia do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino, Florianópolis, SC, Brasil

Bacharela pela Universidade Federal de Santa Catarina e Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder e Pesquisadora do Observatório da Educação, Escola e Sociedade (ObservEES-UFSC). Integrante do Núcleo de Estudos em Ensino de Geografia (NEPEGeo-UFSC).

Felipe Terra de Oliveira Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, SC, Brasil

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Observatório da Escola, Educação e Sociedade (ObservEES). Bolsista Pibid/ UFSC, 2018-2019.

Jéssica Siveira de Vasconcelos, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, SC, Brasil

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Observatório da Escola, Educação e Sociedade (ObservEES). Bolsista Pibid/ UFSC, 2018-2019.

Mateus Alves Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, SC, Brasil

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Observatório da Escola, Educação e Sociedade (ObservEES). Bolsista Pibid/ UFSC, 2018-2019.

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2020-06-26

Ausgabe

Rubrik

Artigos Científicos