PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA EM ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
Résumé
O presente texto trata de descrever as metodologias utilizadas na disciplina de Geografia durante atividades de ensino em espaços de privação de liberdade, desenvolvendo as experiência do autor, como professor, durante os anos letivos de 2015 e 2016 no Presídio Regional de Tijucas. O período do trabalho docente foi desenvolvido na condição de Professor Admitido em Caráter Temporário (ACT) contratado pela Secretaria de Estado da Educação para o ensino da disciplina de geografia para os anos finais do Ensino Fundamental. Busca-se relacionar o entendimento de educação libertadora, socialização e ressocialização de indivíduos, o espaço de sala de aula em um ambiente de privação de liberdade e as práticas metodológicas realizadas e seus resultados obtidos.Références
CALLAI, H. C.; CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Estudar o lugar para compreender o mundo. In: Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2010.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Jovens escolares e suas práticas espaciais cotidianas. In: CALLAI, Helena Copetti (Org.). Educação geográfica reflexão e prática. Ijuí: Unijui, 2014.
COSGROVE, D. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: CORRÊA, R. L. ; ROSENDAHL, Z. Geografia Cultural: uma antologia. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 11ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1987.
INFOPEN, Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias 2015. Disponível em: <www.justica.gov.br/slides/relatorio-do-infopen-2015>. Acesso em 08 de dez. de 2016.
LACOSTE, Y. A geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Tradução Maria Cecília França. 18ª ed. Campinas: Papirus, 1988.
LEME, José Antônio Gonçalves. Analisando a “grade” da “cela” de aula. In: LOURENÇO, Arlindo Silva; ONOFRE, Maria Cammarosano (Org). O espaço da prisão e suas práticas educativas: enfoques e perspectivas contemporâneas. São Carlos: EDUFSCar, 2011 .
PASSINI, Elza Yasuro. Alfabetização Cartográfica e o livro didático: uma análise Crítica. Belo Horizonte : Editora Lê, 1994.
SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação. Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania. Plano estadual de educação em prisões 2016-2026: educação, prisão e liberdade, diálogos possíveis / Org. Heloisa Helena Reis Cardenuto – Florianópolis: DIOESC, 2017. Disponível em <www.sed.sc.gov.br/documentos/programa-privacao-espacos-de-liberdade/legislacao-estadual-2/6152-plano-estadual-de-educacao-em-prisoes-online-ioesc+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acessado em junho de 2018.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. 2. reimpr. São Paulo. Edusp, 2006.
ZATTA, Celia Inez; AGUIAR, Waldiney Gomes de. O uso de imagens como recurso metodológico para estudar Geografia. 2008. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2375-8.pdf > Acesso em 08 de dez. 2016.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.