O Lugar no Ensino de Geografia: No Olhar dos/as Estudantes
Resumo
O artigo a seguir faz um relato de atividade pedagógica desenvolvida no primeiro bimestre do ano de 2013 com três turmas de 5ª série do ensino fundamental na E.B Dr. Ivo Silveira, situada no município de Paulo Lopes /SC. A atividade trabalha a categoria de análise LUGAR, a partir de imagens produzidas pelas próprias crianças de seu local de moradia. Fizemos uma reflexão do ensino do lugar em Geografia a partir do espaço vivido dos próprios sujeitos de aprendizagem. Traz o município como unidade espacial de estudo e sua relevância associada a leitura do lugar no mundo. Trata do conceito de identidade articulado a vivência e experiência em comunidade e finaliza com abordagem da concepção histórico-cultural de aprendizagem. As atividades realizadas tiveram como tema principal o conceito de LUGAR e PAISAGEM, conteúdo trabalhado no início do ano letivo, e foram objetivos: conhecer seu lugar e características das paisagens que constituem seu espaço vivido; observar detalhes e descrever elementos da paisagem local e seu local de moradia; fotografar seu lugar de moradia e vizinhança para apresentação aos demais colegas de classe; Identificar a integração do lugar com a paisagem, a interação dos elementos naturais com os construídos pelo ser humano e perceber sua existência e interatividade com o lugar e atuação na paisagem. A metodologia utilizada foi a observação e análise a partir de fotografias feitas pelas próprias crianças de seu espaço vivido que posteriormente com auxílio de equipamento de multimídia socializaram com colegas da turma. As crianças se sentiram bem, falando de um lugar comum, conhecido, mas era seu lugar, sua paisagem, apresentaram com orgulho e sentimento de pertencimento, ou seja sua identidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.