A Educação Geográfica e a Cidade: A Geografia Escolar, o Método e o Ensino da Cidade
Resumo
Um tema caro à geografia na atualidade é a discussão do seu ensino no âmbito da geografia escolar, visando um processo educativo voltado para a formação cidadã. Não seria possível, dentro desta perspectiva, pensar a geografia escolar sem antes compreender o que é cidadania e, principalmente, o que é ser um cidadão e a partir desta compreensão pensar uma geografia escolar voltada para a formação cidadã. Nosso fundamento é a formação social como teoria e como método na possibilidade de uma educação para a cidadania. Neste contexto procuramos estabelecer um diálogo com Milton Santos e outros importantes autores que contribuíram com reflexões sobre as práticas de ensino realizadas na educação básica, sobretudo o ensino de geografia. Não temos aqui a pretensão de, com nossas reflexões, provocar o esgotamento do tema. Nossas considerações finais denunciam nossa compreensão de que é necessário continuar as pesquisas visando o aprofundamento do debate contribuindo para a qualificação do mesmo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.