Conceito de região e a produção do espaço africano
Resumo
O presente artigo busca explicar o conceito geográfico de região como um momento na produção do espaço africano. Esse critério parte da cartografia-histórica, que articula espaço-tempo para o entendimento da história de África, e combina representações cartográficas a períodos geográficos. O momento da produção espaço do continente africano como região serve para compreender parte do desenvolvimento desigual e combinado, a partir das funcionalidades no sistema colonial, que colocou a África como grande fator de formação socioespacial de novos estados-nacionais e crescimento econômico das metrópoles coloniais. Neste sentido, a periodização do continente africano se faz importante para a desconstrução de estereótipos, de visões hegemônicas e de históricas únicas, e auxilia professores/as e estudantes no trabalho docente sobre a África de forma que valorize a cultura e história afro-brasileira e africana.Referências
ANJOS, Rafael Sanzio A. dos. As geografias oficial e invisível do Brasil: algumas referências. GEOUSP: Espaço e Tempo (Online), São Paulo, v. 19, n. 2, p. 374-390, 3 nov. 2015. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/102810 Acesso em: 3 jul. 2019.
ARRUDA, José Jobson de; PILETTI, Nelson. Atlas Histórico. Toda a História Geral e História do Brasil. V. único. 13. ed. São Paulo: Ática, 2007, p. XVII.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [1988]. Disponível em: http://www.mpgo.mp.br/portalweb/hp/10/docs/constituicao_federal_de_1988_-_da_educacao.pdf. Acesso em: 23 jun. 2019.
BRASIL. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afrobrasileira. Diário Oficial da União, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm Acesso em: 23 jun. 2019.
DORIGO, Gianpaolo; MARONE, Gilberto Tibério. História Geral I. São Paulo: Anglo, 1990-1991.
ELTIS, David; RICHARDSON, David. Atlas of the Transatlantic Slave Trade. African Diaspora Archaeology Newsletter, [s. l.], v. 13, n. 4, p. 17, 2010. Disponível em: https://scholarworks.umass.edu/adan/vol13/iss4/17/. Acesso em: 25 jun. 2019.
GOMES, Paulo C. da C. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, Iná E. de; GOMES, Paulo C. da C.; CORRÊA, Roberto L. (org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. p. 49-76.
HERNANDEZ, Leila Maria Gonçalves. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. XII Censo Demográfico. 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/resultados/resumo.html. Acesso em: 23 jun. 2019.
MORAIS, Jonny A. et al. A produção do espaço como proposta de ensino da história de África. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS E ENSINO DE GEOGRAFIA, 2019, Campinas (SP). Anais [...]. Campinas (SP): Unicamp,2019. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/view/2888. Acesso em: 18 jul. 2019.
MOREIRA, Ruy. As categorias espaciais da construção geográfica das sociedades. GEOgraphia, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 15-32, 2001.
MOREIRA, Ruy. Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e o novo olhar geográfico sobre o mundo. Bauru, Ciência Geográfica, n. 6, p. 1-11, 1997. Disponível em:http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/raul/cartografia_ensinoGeografia2016/racioc%EDnio%20geogr%E1fico%20-%20ruy%20moreira.pdf Acesso em: 25 ago. 2019
RATTS, Alex. Geografia, relações étnico-raciais e educação: a dimensão espacial das políticas de ações afirmativas no ensino. Terra Livre, São Paulo, v. 1, n. 34, p. 125-140, 2015. Disponível em:https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/article/view/314 Acesso em: 10 set. 2019.
SANTOS, Milton. As cidadanias mutiladas. O Preconceito. São Paulo: IMESP, v. 1997, p. 133-144, 1996.
SANTOS, Renato Emerson dos (org.). Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: o negro na geografia do Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SANTOS, Renato Emerson dos. Ensino de Geografia e Currículo: questões a partir da Lei 10.639. Terra Livre, São Paulo, n. 34, p. 141-160, 2010. Disponível em: https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/article/view/315 Acesso em: 9 set. 2019.
SERRANO, Carlos; WALDMAN, Maurício. Memória d’África: a temática africana em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2008.
SUERTEGARAY, Dirce M. Espaço geográfico uno e múltiplo. Scripta Nova: revista electrónica de geografía y ciencias sociales, Barcelona, v. 5, n. 93, p. 79-104, 15 jul. 2001. Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/sn-93.htm. Acesso em: 13 out. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.