Associativismo, participação e políticas públicas

Autores

  • Euzineia Carlos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marta Zorzal e Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O artigo trata da participação da sociedade civil na implementação do Projeto Terra na cidade de Vitória, no período de 1997 a 2004. Investiga práticas de participação social na gestão pública e sua inter-relação com a estrutura de associativismo local, assim como seus efeitos sobre o processo de democratização da administração municipal e sobre as práticas associativas e cultura política dos atores societais.

Biografia do Autor

Euzineia Carlos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) e graduada em Ciências Sociais. É professora e pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: orçamento participativo, participação social, democratização da gestão pública e movimentos sociais.

Marta Zorzal e Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1979) , mestrado em Administração pelo Fundação Getúlio Vargas - RJ (1981) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2001) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo e Membro de corpo editorial da Agenda Social. Revista do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais. Tem experiência na área de Ciência Política , com ênfase em Estado e Governo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Reforma do Estado no Brasil, Relação Estado versus Empresas Estatais, Regulação das Empresas Estatais, Privatização da CVRD

Downloads

Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

Artigos