Novo padrão de relações de trabalho e de ação sindical no setor de telecomunicações brasileiro: contribuição ao debate a partir do caso da Paraíba.
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2011v10n18p271Resumo
Apresentamos aqui os resultados de pesquisa empreendida em 2008, junto aos trabalhadores em telecomunicações da Paraíba, que analisou os efeitos da privatização do Sistema Telebrás sobre as relações de trabalho e a ação sindical. Foca sobre os processos de terceirização, de introdução de uma dinâmica de rotatividade, de informalização, de heterogeneização dos tipos de relações de trabalho, de fragmentação das identidades dos trabalhadores, de precarização do trabalho e de alteração na dinâmica da ação sindical. Foram usados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa documental e bibliográfica, aplicação de questionários e entrevistas junto aos diversos tipos de trabalhadores ativos e aposentados do setor na Paraíba, observação participante junto ao I Congresso de Trabalhadores em Telecomunicações, realizado em novembro de 2008.Downloads
Publicado
2011-04-26
Edição
Seção
Artigo
Licença
Os artigos e demais trabalhos publicados em Política & Sociedade, periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSC, passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.