Novo padrão de relações de trabalho e de ação sindical no setor de telecomunicações brasileiro: contribuição ao debate a partir do caso da Paraíba.

Autores

  • Roberto Véras de Oliveira UF de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2011v10n18p271

Resumo

Apresentamos aqui os resultados de pesquisa empreendida em 2008, junto aos trabalhadores em telecomunicações da Paraíba, que analisou os efeitos da privatização do Sistema Telebrás sobre as relações de trabalho e a ação sindical. Foca sobre os processos de terceirização, de introdução de uma dinâmica de rotatividade, de informalização, de heterogeneização dos tipos de relações de trabalho, de fragmentação das identidades dos trabalhadores, de precarização do trabalho e de alteração na dinâmica da ação sindical. Foram usados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa documental e bibliográfica, aplicação de questionários e entrevistas junto aos diversos tipos de trabalhadores ativos e aposentados do setor na Paraíba, observação participante junto ao I Congresso de Trabalhadores em Telecomunicações, realizado em novembro de 2008.

Biografia do Autor

Roberto Véras de Oliveira, UF de Campina Grande

Professor Adjunto da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande. Endereço eletrônico: rbveras@uol.com.br

Downloads

Publicado

2011-04-26

Edição

Seção

Artigo