Novo padrão de relações de trabalho e de ação sindical no setor de telecomunicações brasileiro: contribuição ao debate a partir do caso da Paraíba.
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2011v10n18p271Resumen
Apresentamos aqui os resultados de pesquisa empreendida em 2008, junto aos trabalhadores em telecomunicações da Paraíba, que analisou os efeitos da privatização do Sistema Telebrás sobre as relações de trabalho e a ação sindical. Foca sobre os processos de terceirização, de introdução de uma dinâmica de rotatividade, de informalização, de heterogeneização dos tipos de relações de trabalho, de fragmentação das identidades dos trabalhadores, de precarização do trabalho e de alteração na dinâmica da ação sindical. Foram usados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa documental e bibliográfica, aplicação de questionários e entrevistas junto aos diversos tipos de trabalhadores ativos e aposentados do setor na Paraíba, observação participante junto ao I Congresso de Trabalhadores em Telecomunicações, realizado em novembro de 2008.Descargas
Publicado
2011-04-26
Número
Sección
Artigo
Licencia
Los artículos y otros trabajos publicados en Política & Sociedade, periódico ligado al Programa de Posgrado en Sociología de la UFSC, pasan a ser propiedad de la Revista. Una nueva publicación del mismo texto, por la iniciativa del autor o de terceros, estará sujeta a expresa mención de su publicación en esta revista, citando la edición y la fecha de publicación.
Esta obra está bajo una Licencia de Creative Commons.
